Prefeito recebe livro científico sobre a Serra

Publicada em 27/02/2013 às 15:59

O zoólogo João Vasconcellos Neto, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e a técnica ambiental Patrícia Polli entregaram ao prefeito Pedro Bigardi, nesta quarta-feira (27), uma unidade da publicação “Novos Olhares, Novos Saberes sobre a Serra do Japi: Ecos de sua Biodiversidade”, que será lançada em Jundiaí, no dia 8 de março, quando serão comemorados os 30 anos do tombamento estadual de boa parte dessa reserva de mata atlântica.

Leia também
Saúde inicia diagnóstico da dengue em Jundiaí

Publicação reforça as descobertas biológicas na Serra do Japi

Publicação reforça as descobertas biológicas na Serra do Japi

“A Patrícia foi minha aluna de Gestão Ambiental. Para mim, é um prazer vê-la envolvida com uma iniciativa tão importante”, afirma Bigardi.

Com 628 páginas, o livro é farto em informações científicas a respeito dos animais e das plantas da área. Ele representa o maior esforço de divulgação de descobertas biológicas desde o clássico “História Natural da Serra do Japi”, publicado em 1992 por nomes como Aziz Ab´Saber, Hermógenes Freitas Leitão e Patrícia Morelato, entre outros. Desta vez, o esforço envolveu 46 pesquisadores de diversas universidades.

Portal
Para Vasconcellos Neto, o crescimento de pesquisas a partir da base ecológica de Jundiaí envolve uma meta ainda não atingida em projeto conjunto da prefeitura, a Fapesp (Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa) e Fundação Vitae. Trata-se de um portal de operação dupla na internet com as informações oferecidas nos níveis básico, médio e avançado. “Os pôsteres que estudantes e pesquisadores apresentam em congressos podem ser disponibilizados ao lado de textos introdutórios para escolas e leigos ou teses já concluídas para quem já tem mais interesse”, explica.

A reunião de entrega da publicação ao prefeito foi especial para Patrícia Polli. “Foi bom reencontrar o prefeito, que tem um compromisso com o patrimônio que a serra representa para a cidade e o planeta. E foi importante também porque praticamente todos os capítulos, sobre os mais variados temas, reforçam a necessidade de ampliar sua proteção integral. Uma sugestão que fazemos é de algum tipo de gestão com responsabilidades definidas para o território”, afirma.

A organização do evento de lançamento do livro, dia 8, ainda vai divulgar mais detalhes. Mas exemplares já podem ser adquiridos na Editora CRV

Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/27/prefeito-recebe-livro-cientifico-sobre-a-serra/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original