Prefeito anuncia plano de ação para Serra do Japi

Publicada em 09/03/2013 às 01:07

Uma das datas mais importantes da cidade foi festejada na noite desta sexta-feira (8), em evento no jardim do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, comemorou os 30 anos de tombamento da Serra do Japi, patrimônio da humanidade segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura).

Leia também
Missão de novos gestores é transformar o São Vicente

A secretária Daniela da Câmara e o prefeito Pedro Bigardi durante a solenidade

A secretária Daniela da Câmara e o prefeito Pedro Bigardi durante a solenidade

O prefeito Pedro Bigardi anunciou quatro ações básicas que irão ampliar a preservação da reserva biológica. São elas: criação do Centro de Referência Ambiental; criação da Fundação Serra do Japi, reestruturação e abertura da Cachoeira Morangaba e a criação de sistema de monitoria ambiental.

“Para preservar é imprescindível conhecer a Serra do Japi e esta será a função das visitas monitoradas, além do instituto de pesquisa. Vamos reestruturar os acessos e também a abertura da cachoeira devidamente monitorada. A discussão será aberta, por meio de audiências públicas para envolver toda a população”, disse.

O prefeito também lembrou o importante papel que o geógrafo e professor Aziz Ab´Saber desenvolveu para que a Serra do Japi fosse tombada.

Pedro Bigardi: “Estas ações serão discutidas com a população”

Pedro Bigardi: “Estas ações serão discutidas com a população”

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, disse que a realização do evento no jardim do Solar do Barão foi estratégica. “Faz parte de um projeto embrionário de revitalizar o Centro da cidade”, disse.

A solenidade foi acompanhada por secretários da administração municipal, representantes de ONGs que atuam na preservação ambiental e munícipes.

Lançamento
O livro “Novos Olhares, Novos Saberes sobre a Serra do Japi: Ecos de sua Biodiversidade”, organizado pelo professor José Vasconcelos também foi lançado durante o evento. Nele, o leitor pode acompanhar o trabalho de 46 pesquisadores.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/09/prefeito-anuncia-plano-de-acoes-para-ampliar-a-preservacao-da-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original