Prefeitura realiza o evento ‘Trançando Arte Brasil’

Publicada em 26/09/2013 às 16:57

Um dos mais tradicionais símbolos da cultura afro, o trançado de cabelo é destaque neste mês de outubro em Jundiaí, que vai sediar este ano, pela primeira vez, o “Trançando Arte Brasil”. O evento, marcado para o dia 13, será um grande encontro nacional de trançadeiras. A organização é da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial.

Mais
No Bairro do Poste, uma lição de vida e solidariedade

A ativista e trançadeira baiana Negra Jhô fará palestra na abertura do evento

A ativista e trançadeira baiana Negra Jhô fará palestra na abertura do evento

“Este encontro foi criado com objetivo de reunir os profissionais da trança para trocar experiências e também para dar visibilidade a esta cultura milenar”, destaca o coordenador da Igualdade Racial de Jundiaí, Vanderlei Victorino, o BA.

O evento será realizado no Complexo Argos, durante todo o dia, a partir das 9 horas. A expectativa é reunir cerca de 200 profissionais de todo o Brasil, especialmente da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e de todo o Estado de São Paulo.

De acordo com BA, a trançadeira e ativista baiana Negra Jhô confirmou presença e fará a palestra de abertura do evento, sobre o tema “Um novo olhar”. “Ela trará informações, técnicas e debates pertinentes ao tema”, destaca o coordenador.

Está programada ainda uma série de shows e atividades culturais, durante todo o dia na área externa do Complexo Argos. A banda Black Rio fará o encerramento do evento.

Resistência
“A trança é uma forma de resistência e de autoafirmação da cultura negra, da negritude. Ela tem toda uma simbologia para o povo africano. Na época dos grandes impérios, a trança identificava o nível hierárquico do reinado”, explica BA. “Quando os negros vieram para o Brasil, as tranças passaram a ser uma forma de defesa, para que os negros não fossem capturados. As tranças eram rasteiras e finas.”

Segundo BA, até hoje, em qualquer parte do mundo, é possível identificar a região da pessoa pelo tipo da trança. A forma de fazer o trançado no cabelo é diferente em cada Estado do Brasil. São povos que vieram de diferentes regiões da África para o Brasil e mantêm sua cultura. “Isso demonstra a resistência da cultura afro no mundo. E não se ensina na escola. É passado de geração para geração.”

O evento conta com apoio do Circulo Palmarino, Salão Função Black, Feconezu (Festival Comunitário Negro Zumbi), Estúdio João Ballas e Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas.

Confira a programação completa:

13 de outubro (domingo)

8h30 – Credenciamento e recepção de profissionais da trança

9h – Abertura e palestra “Um novo olhar”, com Negra Jhô

13h – Abertura dos portões para as atividades culturais, show do Coral Tulany

13h45 – Grupo de dança afro Pombe Oriba

14h45 – Grupo 288

15h45 – Mica Soul

16h45 – Lets Groove

18h – Desfile de modelos de tranças

19h30 – Banda Balck Rio

Por Niza Souza
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/26/prefeitura-realiza-em-outubro-o-evento-trancando-arte-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original