Secretário esclarece erro no cálculo tarifário

Publicada em 03/09/2013 às 18:36

O secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, acompanhado pelo diretor Wilson Folgozi, fez nesta segunda-feira (2) duas apresentações sobre a tarifa de ônibus e apontou os erros nos cálculos feitos pelos líderes de um movimento popular, que defendem o valor da passagem a R$ 2,53.

Mais
Rua Oito do Almerinda Chaves recebe asfalto

Ivoturucaia: Linha 553 terá mais horários aos sábados à tarde

A primeira apresentação ocorreu na Câmara Municipal com a presença dos vereadores que compõem a Comissão de Mobilidade Urbana, presidida pelo parlamentar Celso Arantes. Durante duas horas, o secretário teve a oportunidade de detalhar os números utilizados na composição da tarifa e didaticamente explicou que o erro no cálculo apresentado pelo movimento está na forma com que foi feita a soma da quilometragem e na divisão deste total por três.

À noite, reunião foi com comissão de movimentos populares

À noite, reunião foi com comissão de movimentos populares

“Um erro primário, pois você não pode simplesmente somar a estimativa de produção quilométrica das Especificações de Serviços e dividir por três. Isso porque é preciso considerar os diferentes itinerários de uma mesma linha, os 22 dias úteis de um mês e a quantidade de rodagem aos sábados e domingos”, explicou.

De acordo com os cálculos do movimento, a quilometragem percorrida pelos ônibus do Sistema de Transporte de Jundiaí (Situ) é de 1,26 milhão km/mês, uma diferença de mais de 740 mil quilômetros. “Não se pode ser irresponsável ao ponto de ignorar essa diferença. Há 14 anos o SITU já registrava uma rodagem mensal de 1,5 milhão de quilômetros”, alertou.

Movimento
À noite, durante três horas o secretário Dinei Pasqualini esteve reunido com uma comissão composta por seis pessoas do movimento popular, que há duas semanas pediram uma audiência pública na Câmara. Eles tiveram a oportunidade de compreender a maneira correta de se calcular a tarifa e de visualizar onde estava o erro no cálculo que fizeram.

Pela manhã, secretário e diretor de Transportes explicaram cálculo para vereadores

Pela manhã, secretário e diretor de Transportes explicaram cálculo para vereadores

Para Pasqualini a reivindicação para baixar o valor da tarifa em todo o País é justa, mas é preciso elevar o nível do debate, pressionar os governos estadual e federal para redução de mais impostos e para que haja mais investimentos para o setor.

O secretário disse que ações para melhorar o transporte coletivo estão sendo tomadas.

“Vamos assumir e reformar os terminais, ter o controle da catraca e cobrar melhorias das empresas. Além disso, vamos implantar o Bilhete Único e dar continuidade ao projeto do BRT, que vai trazer uma melhoria significativa para o sistema de transporte público da cidade.”

As apresentações feitas pelo secretário serão agora encaminhadas ao Ministério Público.

Assessoria de Imprensa
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/03/secretario-esclarece-erro-no-calculo-tarifario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original