Revitalização do Centro começa com três praças

Publicada em 14/02/2014 às 18:55

A revitalização do Centro de Jundiaí tem o início marcado pela contrapartida exigida pela Prefeitura de Jundiaí para a instalação de um empreendimento da Odebrecht. Três praças naquela região serão recuperadas pela empresa. O trabalho, que já teve início, será concluído em um ano. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado nesta sexta-feira (14) pelo prefeito Pedro Bigardi e representantes da organização.

MAIS
Secretaria de Serviços Públicos discute slackpark

Os espaços contemplados são as praças Frederico Ozanam (em frente ao Hospital Regional); Dom Pedro II (em frente ao São Vicente, conhecida por Praça das Rosas); e a do Largo São Bento (no entorno do mosteiro). “O empreendimento cumpre a legislação e é interessante para o Centro, pois tem uma proposta que vem ao encontro do que queremos no sentido de deixar aquela região mais viva”, explica Pedro.

Praça Dom Pedro II: uma das contempladas

Praça Dom Pedro II: uma das contempladas

O prefeito frisa que é uma constante da atual administração exigir contrapartidas que beneficiem a população. Além disso, destacou que no caso da Odebrecht, as praças ficarão prontas antes mesmo de o empreendimento – com prazo para conclusão de 3 anos após o lançamento.

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, explicou que esse primeiro passo na reabilitação da área central foi feito com o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). “É um bom exemplo de como podemos usar contrapartidas visando o interesse público.”

De acordo com ela, em todos os casos, o aspecto histórico será mantido e tudo vem sendo discutido com o Compac (Conselho do Patrimônio Cultural de Jundiaí). Nas praças Frederico Ozanam e São Bento haverá a revitalização do piso de mosaico português. Ambas contarão com playground. Já a Praça Dom Pedro II, a linguagem será mais contemporânea. Todas terão iluminação em LED, que é mais econômica, além de WI-FI fornecido pelo empreendimento.

Termo foi assinado pelo prefeito

Termo foi assinado pelo prefeito

Concurso
Daniela frisa ainda que a revitalização das praças vai propor uma releitura da sinalização viária do local para pedestres. A secretária comenta que a pasta tem planos para a Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz). “Vamos lançar um concurso público para arquitetos interessados em fazer o projeto de revitalização do local.”

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/14/revitalizacao-do-centro-comeca-com-tres-pracas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original