Jundiaí celebra o Dia Mundial da Água

Publicada em 20/03/2014 às 19:07

A data internacional das águas, comemorada neste sábado (22), está sendo marcada em Jundiaí por uma série de atividades que inclui esporte, cultura e debate voltadas para esse elemento essencial à vida. Além de eventos no Parque da Cidade e na lagoa do Vale Azul, outras iniciativas também ocorrem no auditório da Fatec e na sede da organização Mata Ciliar.

MAIS
Prefeitura conquista R$ 200 mil para criar ecopontos na cidade

A partir das 9h, a 1ª Remada Ecológica de Jundiaí acontece na lagoa do Vale Azul com uma apresentação do “stand up paddle” feita pelo atleta Alex Araújo. O apoio é das secretarias Esportes e Lazer, Serviços Públicos e Planejamento e Meio Ambiente, junto com a Confederação Brasileira da modalidade. O objetivo é chamar a atenção para a limpeza da lagoa, reunindo praticantes de toda a região. Trata-se de um esporte ligado ao surfe, praticado em pé sobre a prancha com apoio de um remo.

Jundiaí tem águas límpidas, como na Serra do Japi e zona rural

Jundiaí tem águas límpidas, como na Serra do Japi e zona rural

A partir da 10h, no Parque da Cidade, a DAE promove a comemoração sob uma lona circense montada na praça Pôr do Sol, com o espetáculo “Não Pode Falar Água no Circo” em oficinas gratuitas às 10h e 14h e apresentações às 12h e 16h. O evento reúne mágicos, palhaços, equilibristas e outros artistas.

Também estreou nesta semana a peça teatral “Acauã – A Magia das Águas”, que pode ser agendada pelo telefone (11) 4589 1455 e pelo email pingodegente@daejundiai.com.br. E Nesta sexta-feira (21), aquecendo a data, acontece às 14h30 no auditório da DAE a palestra do naturalista Richard Rasmussen, conhecido como apresentador de programas como “Aventura Selvagem” (SBT) e “Mundo Selvagem” (NatGeo), com entrada franca.

Ainda no sábado (22) acontece o evento comemorativo da data na sede da ONG Mata Ciliar com inscrições a partir das 8h30 e abertura com palestra do agrônomo Afonse Peche Filho (9h30), da veterinária Cristina Adania (10h00), do agrônomo Jorge Belix de Campos (10h30) e visitas aos animais abrigados. Mais informações em (11) 4815 5777 ou eventos@mataciliar.org.br.

Circo no Parque da Cidade é uma das atrações

Circo no Parque da Cidade é uma das atrações

Outro evento relacionado com a data acontece no próximo dia 28 (sexta), a partir das 13h30, no auditório da Fatec Jundiaí, no Complexo Fepasa. Em parceria com o Museu da Energia, serão apresentadas palestras sobre a água da cidade com Rafael Queiroz (DAE), sobre a crise hídrica com Flávio Gramolelli Júnior (Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente) e sobre o tratamento de esgoto com Antonio Carlos dos Santos (Companhia de Saneamento). As inscrições podem ser feitas na página www.fatecjd.edu.br.

Paradigma
“Estamos em uma época de mais consciência da sociedade, mas também da necessidade de um novo paradigma nas decisões sobre esse recurso natural”, comenta o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Serviços Públicos, Rodrigo Batalha, que destaca o Plano Municipal de Saneamento, em processo na cidade, organizando ações em drenagem, água, esgoto e resíduos sólidos.

A DAE, por outro lado, prevê que em junho deve ser lançada a licitação para a realização de diagnóstico do perfil da bacia do rio Jundiaí Mirim, apontando as nascentes dos riachos, a vazão e a qualidade das águas, atualizando trabalho anterior em parceria com Instituto de Economia Agrícola (IEA) e permitindo a elaboração do Programa de Recuperação da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim.

Jose Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/20/jundiai-celebra-o-dia-mundial-da-agua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original