Saúde promove fitoterapia de chás e temperos

Publicada em 08/05/2014 às 18:11

Uma farmacêutica e uma nutricionista no comando de uma iniciativa inédita com moradores, agentes comunitários de saúde e enfermeiros, além de apoio dos agrônomos. Esse foi o pano de fundo da oficina “Roda de Chá e Oficina de Sabores”, realizada nesta quinta-feira (8) em um clima aconchegante na UBS Corrupira. A ação faz parte do projeto Fitoterapia na UBS, da Secretaria de Saúde de Jundiaí.

“Estamos aplicando na cidade uma política pública sobre esse tema que é do Ministério da Saúde, no setor de atenção básica. Além de valorizar esse conhecimento popular ao lado do saber científico, também estimula a plantar em casa e a compartilhar com os outros”, explica a farmacêutica Ana Cláudia Jordão Rodrigues.

VEJA AS FOTOS DO ENCONTRO
Tome nota de boas dicas sobre ervas aromáticas

Maria de Lurdes aprova a iniciativa saudável

Maria de Lurdes aprova a iniciativa saudável

Com 30 participantes que ainda conservam costumes como o plantio de ervas nos quintais, a iniciativa contou com o aroma de exemplares e mudas frescas de tomilho, melissa, manjerona e muitas outras cedidas pelos canteiros da Unidam (Unidade de Desenvolvimento Ambiental), ligada ao Jardim Botânico e à Secretaria de Serviços Públicos, selecionadas por Ana Terezinha Maranha Peche.

Na avaliação de Rita de Cássia Stringari de Francesco, da Coordenação de Nutrição da Atenção Básica, a importância preventiva dos chás e temperos de uso bem orientado é a promoção da saúde.

Moradores fazem questão de degustar

Moradores fazem questão de degustar

O evento também aplicou aos participantes questões de uma pesquisa em andamento sobre o uso de plantas medicinais ou aromáticas no cotidiano e a forma de obtenção (cultivo ou compra) visando futuras hortas medicinais didáticas nas unidades de saúde dos bairros, em parceria com moradores.

Aprovado
Outras oficinas desse tipo estão sendo marcadas também para mais unidades da rede de saúde. “Gosto muito de encontros desse tipo, fazem bem para todos”, comentou a moradora Maria de Lurdes Negreiros, enquanto sentia o aroma de uma das muitas amostras de ervas levadas para o evento.

Os agentes comunitários e enfermeiros da UBS Corrupira fizeram análise semelhante sobre todos saírem do salão comunitário da Igreja Santa Brígida, parceira da iniciativa e vizinho da unidade, aprendendo e ensinando alguma coisa.

O projeto Fitoterapia na UBS é uma das práticas integrativas em saúde desenvolvidas pelo programa “Você + Saudável”, da Secretaria de Saúde, em cooperação com técnicos de outras pastas como a Secretaria de Serviços Públicos e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, entre outras.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/08/saude-promove-fitoterapia-de-chas-e-temperos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original