Dia da Independência leva 18 mil ao desfile

Publicada em 07/09/2014 às 14:03

Com 15 mil pessoas no público e outras 3 mil pessoas desfilando, a comemoração do Dia da Independência surpreendeu neste domingo (7) pela adesão da comunidade ao evento organizado pela Prefeitura de Jundiaí.

O prefeito Pedro Bigardi abriu a programação, às 8h, hasteando a bandeira brasileira no encontro das avenidas Luiz Latorre e Nove de Julho, ao lado de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do 12º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército e do Grupo de Escoteiros Curuqui. O vereador José Dias representou a Câmara Municipal. “Esse evento é a cara do Brasil”, afirmou Bigardi.

VEJA TODAS AS FOTOS DO 7 DE SETEMBRO
CONFIRA AS NOVIDADES DO DESFILE DESTE ANO

Prefeito e primeira-dama acompanham desfile

Uma hora mais tarde, o desfile estava em andamento na avenida e o público continuava chegando. Milhares de bandeiras brasileiras foram distribuídas pela Prefeitura, tendo no verso a bandeira de Jundiaí.

No evento, a passagem de grupos era marcada por canções clássicas interpretadas pela Banda São João Batista. De acordo com o trombonista João da Praia, regente substituto no evento, o repertório foi selecionado pela data (como na melodia de “brava gente brasileira…” do hino da Independência).

Também compareceram, ao lado de fanfarras como de escolas do Serviço Social da Indústria (SESI), grupos convidados de outras cidades. Uma delas era a fanfarra da escola Walter Weiszflog, de Caieiras.

Para a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o governo tem procurado fortalecer as tradições. “Em eventos como um desfile desses, além de aprendermos um pouco de disciplina, valorizamos o amor à pátria”, afirmou.

Escolas como a Emeb Rotary Club surpreenderam

Organização
Entre as crianças, esse objetivo alcançava efeitos imediatos. “Meu filho de 8 anos está vindo pela primeira vez e está adorando isso”, comentou o morador Alexander Pinto.

Sem espaços vazios entre os grupos do desfile e sem falhas de organização, o Desfile da Independência foi concluído às 10h30. De acordo com Thiers Costa Marques Neto e Eufra Modesto, integrantes da comissão organizadora, o trabalho contou com a cooperação de todos os setores da Prefeitura de Jundiaí e teve o evento prestigiado por todo o secretariado.

Foi um dos melhores desfiles porque a motivação de quem desfila e de quem está assistindo estava bastante elevada”, elogiou o tenente-coronel Luciano Antonio Sibinel, comandante do 12º GAC, enquanto preparava divisão de sua tropa em três grupos para nova participação em eventos de cidades vizinhas.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/07/dia-da-independencia-leva-18-mil-pessoas-ao-desfile/
Leia mais sobre