Serra do Japi renova destaque com publicação botânica

Publicada em 16/09/2014 às 18:46

A riqueza da biodiversidade da Serra do Japi ganhou reforço após publicação na revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro de um estudo florístico das Caesalpinioideae (que pode ser lido como “cesalpinoidai”), família das plantas leguminosas que formam a maioria dos alimentos usados pela humanidade.

O artigo pode ser lido e baixado aqui
Jundiaí discute plano municipal da mata atlântica
Alerta de preguiças abre plano de atenção aos animais na Serra
Serra do Japi ganha nova trilha de visita no córrego dos Morcegos

“Os resultados das pesquisas científicas seguem confirmando a importância do trabalho de conservação da serra, que é uma orientação direta das metas do prefeito Pedro Bigardi”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti. Nesta quarta-feira (17), a pasta realiza um evento conjunto com o Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente sobre o Plano Municipal da Mata Atlântica.

Imagem de flor da espécie Senna Hirsuta

O estudo florístico mostrou que 20% de todas as espécies silvestres desse ramo registradas no Estado de São Paulo podem ser encontradas na Serra do Japi, totalizando 18 espécies, duas das quais exclusivas da mata atlântica. Dados que reforçam a importância da floresta como importante polo de diversidade.

“A Caesalpinioideae é uma subfamília de leguminosas (Leguminosae), que é atualmente a maior família de angiospermas (plantas com flor) do Brasil. Alguns dos representantes mais populares são o Jatobá (Hymenaea courbaril), o Guapuruvu (Schizolobium parahyba), a Pata-de-vaca (Bauhinia forficata e Bauhinia longifolia) e a Copaíba (Copaifera langsdorffii), cujo óleo é muito utilizado para fins medicinais”, explica a pesquisadora básica Nicoll Andrea Gonzalez Escobar, do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O estudo faz parte do projeto denominado “A família Leguminosae Juss. na Serra do Japi, São Paulo, Brasil”, coordenado pela professora Ana Tozzi, do Departamento de Botânica da Unicamp, e também parte do trabalho como bolsista CNPq de Iniciação Científica e aluna de graduação de Ciências Biológicas, que prepara novos levantamentos (agora sobre a subfamília Mimosoideae) para apresentar em congresso de botânica marcado para outubro.

Pesquisa
Um dos motivos importantes para a pesquisa de leguminosas é o fato de que incluem alimentos massivos como o feijão, a soja ou a ervilha. Seus frutos, basicamente, são legumes.

Coleta de amostras na Serra do Japi

Ocupando áreas de quatro municípios (principalmente Jundiaí e Cabreúva, mas também Cajamar e Pirapora), a Serra do Japi tem elevações a mais de 1,1 mil metros e é uma das últimas áreas de vegetação contínua do interior paulista. É tombada desde 1983, depois de grandes mobilizações, pelo Conselho Estadual do Patrimônio (Condephaat) e reconhecida desde 1992 como Reserva da Biosfera pelas Nações Unidas (Unesco).

Mas em Jundiaí conta também com uma Reserva Biológica Municipal (Rebio), mantida pela Prefeitura e que abriga uma base ecológica de apoio a pesquisadores e atividades de educação ambiental, com recente apoio ao ecoturismo em outras áreas da serra.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/16/serra-do-japi-renova-destaque-com-publicacao-botanica/