Fatec Ary Fossen participa pela 1ª vez da Brasil Log

Publicada em 26/09/2014 às 17:18

Pela primeira vez, a Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, a Fatec Jundiaí, vai participar da Brasil Log, feira internacional de logística que está na quinta edição. O convite partiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Para a instituição da cidade, a mais bem conceituada de toda a região segundo o Enade (nota 4), é uma oportunidade única para divulgar uma mão de obra especializada e estreitar relação com empresas do setor.

“O convite partiu durante uma reunião entre a Fatec e a Prefeitura sobre outro assunto. Durante a conversa, o Gilson (Gilson Pichioli, diretor de Fomento à Indústria) sugeriu que participássemos e fez a intermediação”, conta Cláudio Rossoni, professor e coordenador do curso Superior de Tecnologia em Logística da Fatec.

LEIA TAMBÉM
Cronograma de palestras
Brasil Log terá participação da empresa Google
Prefeito é reconhecido por estímulo aos empreendedores

Emprego: confira as vagas oferecidas pelo PAT Jundiaí

Alunos da Fatec Ary Fossen estarão no evento deste ano

A instituição soma 1,5 mil alunos matriculados e aproximadamente 400 deles estão voltados ao curso de logística. Rossoni explica que os alunos dos quintos e sextos semestres, principalmente, foram convidados a participar e a adesão foi boa.

“Vamos ter um estande na feira que terá projetos como a Empresa Júnior, que abrange todos os nossos cursos, e um site que foi desenvolvido por um de nossos docentes. Ele terá um cadastro de transportadoras e, de modo inteligente, vai oferecer esses dados às empresas que precisam desse serviço”, adianta.

Para o coordenador, a Brasil Log ratifica a importância de Jundiaí enquanto polo logístico. “Em todo o Estado, temos um gargalo no modal rodoviário. Temos de repensar o modelo e partir para outros canais, como a ferrovia”, explica Cláudio, vendo na feira uma oportunidade de debater soluções.

Positivo
Arnaldo Henrique Bárbaro tem 29 anos e é um dos 400 alunos de logística da Fatec. Entusiasta dos modelos hidroviário e ferroviário, está animado com a possibilidade de participar da Brasil Log. “Será super positivo ver na prática os processos das empresas do setor e avaliar qual dos modais eu mais me enquadro”, explica, pouco antes de encarar uma prova de Espanhol, acreditando que a área de logística vem crescendo bastante, mas ainda tem muito o que expandir.

Cláudio, Maria Eugênia e Arnaldo vão participar

Já Maria Eugênia Bernardo, de 18 anos, partiu no início de 2014 da pequena Espírito Santo do Pinhal, cidade do Vale do Paraíba, motivada pela rede de indústrias existente em Jundiaí e pelo curso de logística da cidade. A aluna do 2º semestre também estará na Brasil Log.

“Acho importante a feira internacional porque também divulga a mão de obra que vem sendo preparada aqui na escola. É um ramo ainda novo, com demanda por qualificação”, explica a jovem, rumo à prova de contabilidade. Adepta do transporte aéreo, Maria Eugênia faz planos: com inglês fluente, o próximo passo é participar da Brasil Log e aprender alemão.

A feira
A Prefeitura de Jundiaí, que cede o espaço para realização do encontro, vai dispor de um estande montado especialmente para atender os visitantes, com material sobre as principais ações da atual administração nas áreas de mobilidade e transporte público, com o BRT, novas tecnologias e infraestrutura com o futuro Parque Tecnológico, geração de renda e inclusão, por meio das ações do Posto de Atendimento ao Trabalhador e do Banco do Povo, novos modais de escoamento de mercadorias, manutenção da infraestrutura logística e em como esses fatores resultam em mais qualidade de vida para a cidade e região.

Uma das novidades será a participação confirmada de profissionais da empresa Google, por meio de parceria inédita com a Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí).

Thiago Secco
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/26/fatec-ary-fossen-participa-pela-1a-vez-da-brasil-log/