Prefeitura lança Circuito das Árvores

Publicada em 15/09/2014 às 15:29

Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (15) o Circuito das Árvores de Jundiaí, que integra as atividades alusivas ao Dia da Árvore, comemorado no próximo domingo, 21 de setembro. A ação tem como objetivo identificar e catalogar cerca de 60 exemplares de árvores presentes na Unidam, no Jardim Botânico e no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que integram o circuito. A solenidade foi realizada no no auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam).

A engenheira responsável pela Unidam, Ana Terezinha Maranha Peche, abriu o evento destacando que se trata de uma oportunidade de chamar a atenção para a importância e a riqueza das espécies de árvores presentes em solo jundiaiense, muitas das quais com uma ligação muito íntima com a nossa história. “Um exemplo é o arboreto de eucalipto, que remonta à época da ferrovia”, explicou a engenheira.

Segundo Ana, a intenção é que, no futuro, cada uma dessas instituições que integram o Circuito das Árvores promova suas próprias visitas monitoradas, atendendo estudantes, grupos e a população em geral. “Essas visitas já ocorrem no Jardim Botânico durante a semana, podendo agora ser estendido aos sábados e nos períodos de férias escolares”, informou.

LEIA TAMBÉM
Dança circular é atração no Jardim Botânico
Moradores do bairro Água Doce recebem asfalto

O pesquisador Afonso Peche falou da relação das pessoas com as árvores

O pesquisador Afonso Peche falou da relação das pessoas com as árvores

O pesquisador Afonso Peche disse que as cidades são dependentes das árvores e criar a oportunidade das pessoas conhecerem um pouco sobre as diferentes espécies existentes em Jundiaí vai propiciar o entendimento dessa relação tão íntima com elas. “Com isso vamos aprimorar esse conhecimento, os nossos saberes sobre esse valioso patrimônio”, comentou. Segundo Afonso, são saberes e valores tão diferenciados que fica difícil ficar longe das árvores.

Thiago Pires explicou como o Circuito das Árvores vai funcionar

Thiago Pires explicou como o Circuito das Árvores vai funcionar

O engenheiro Thiago Pinto Pires fez a palestra de abertura sobre o tema “Árvores – estrutura, características e ciclo de vida”. Ele falou sobre a ecologia das árvores, contando curiosidades sobre elas. Thiago destacou também a importância das árvores na melhoria da qualidade do ar, como o aumento da umidade relativa.

Durante a palestra, Thiago apresentou um protótipo das informações que serão colocadas nas árvores, para o conhecimento das pessoas durante a passagem pelas trilhas do circuito. “Serão adotados nas placas os nomes praticados na cidade”, explicou.

A abertura contou ainda com a presença da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, do diretor da pasta, Flávio Gramolelli Júnior, além do pessoal do Jardim Botânico, DAE e Divisão de Parques e Jardins e de outros setores ligados diretamente à questão da educação ambiental.

Mais atividade
Na quinta-feira (25), ainda dentro das comemorações da Semana da Árvore, será realizado no auditório do Parque da Cidade o Encontro de Arborização Urbana, das 8h às 17h, e terá a seguinte programação:

– 8h – Abertura e inscrição;
– 9h – Minicurso: Planejamento, implantação e condução de arborização, com dr. e engenheiro Marcelo Crestana;
– 13h30 – Palestra: Relação da saúde com arborização urbana, com a dra Thais Mauad;
– 15h30 – Café;
– 16h – Mesa-redonda.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida
/

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/15/prefeitura-lanca-circuito-das-arvores-nesta-segunda-15/