Patrimônio Cultural aprova o tombamento da Casa Rosa

Publicada em 10/10/2014 às 16:20

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) decidiu pelo tombamento do imóvel localizado na rua Barão de Jundiaí, 260, no entorno do Teatro Polytheama. Popularmente conhecido como Casa Rosa, o imóvel estava em processo de demolição. “O próximo passo é levar esta decisão para uma audiência pública, na Câmara Municipal”, informa a presidente do Compac, Maria Angélica Ribeiro.

O imóvel, que tem grande valor histórico e arquitetônico, é avaliado como uma construção do período de 1870 a 1910. “É um modelo exemplar de arquitetura neoclássica italiana, chamada de Vignola, sendo considerada o mais completo exemplo desta arquitetura na cidade. A população tem um grande interesse na preservação deste imóvel“, explicou Angélica.

MAIS SOBRE O CASO
Conselho suspende demolição de imóvel histórico

O imóvel tem grande valor histórico e arquitetônico

A presidente lembrou ainda que a demolição de parte da construção foi feita de maneira irregular pelo proprietário. “Foi um momento de grande repercussão nas mídias sociais e imprensa, em que todos pediam a preservação da casa”, relembrou.

Quando o imóvel é tombado, o proprietário também é favorecido. “As pessoas têm medo do tombamento por falta de informações. Um imóvel nesta situação passa a ter uma valorização financeira, o dono tem desconto no IPTU e ainda é possível fazer adaptações no espaço”, esclareceu Angélica.

A Secretaria de Cultura já indicou interesse pelo tombamento do imóvel e trabalha em parceria com o Compac para aprovação e andamento do processo. “Nesta gestão do governo Pedro Bigardi, nos preocupamos com a cidade como um todo e isso envolve a preservação dos patrimônios da cidade. É uma forma de resgatar a identidade cultural e as memórias dos cidadãos”, finaliza o titular da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Aparecido Pinto.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/10/patrimonio-cultural-aprova-o-tombamento-da-casa-rosa/
Leia mais sobre