Feira de Profissões agita os jovens do São Camilo

Publicada em 01/11/2014 às 20:14

Naoni Bland, 15 anos, estudante do ensino médio, pôde comprovar a vocação para a área de artes após fazer um teste oferecido na 1ª Feira de Profissões e Cultura do Jardim São Camilo. O evento foi promovido neste sábado (1º) pela Rede Socializa-Ação, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Jundiaí, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Secretaria da Cultura e Diretoria de Ensino.

“O teste só me deu mais certeza de que é nessa área que devo me dedicar”, disse a estudante. Para Naoni, a feira foi de grande valia por proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pelas instituições de Jundiaí e região. “Ter o contato com cada profissão faz toda a diferença na hora de escolher o nosso projeto de vida”.

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega ampliação da UBS Morada das Vinhas
Habitação de qualidade para todos é discutida em Fórum

Naoni (esq.) e a amiga Gabrielle: oportunidade

Naoni (esq.) e a amiga Gabrielle: oportunidade

Sediada na Escola Estadual Profª Maria José Maia de Toledo, a feira contou com a participação da Escola Superior de Educação Física (Esef), Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Universidade Paulista (Unip), Faculdade Pitágoras, Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp), Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Escola Técnica Vasco Venchiarutti (EtecVav), Escola Técnica Benedito Storani (EtecBest), Colégio Técnico Professor Luiz Rosa, Senai, Senac e Brasil Treina – Ensino Profissionalizante.

“Não víamos os jovens sonharem com um futuro profissional, por isso da preocupação em realizar essa feira. O objetivo é que eles tornem o sonho uma realidade e levem essa qualificação para a vida”, afirmou Luiz Guilherme Fushini Camargo, psicólogo e coordenador do Cras. Para ele, a comunidade é presenteada com uma ação diferente e as instituições também recebem o presente com a participação dos moradores. “É uma ação não só de educação, mas também para cumprir o nosso papel social”.

Escolha
Renato Pierre e Juliana Teixeira são estudantes do primeiro e segundo ano, respectivamente, da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Eles participaram da feira fazendo uma apresentação sobre parada cardíaca e quais devem ser os procedimentos de socorro. “Para nós é muito bom poder contribuir para que esses jovens consigam escolher o que querem ser na vida. Passamos por isso e tivemos que correr atrás por conta própria”, destacou Renato.

Para o diretor da escola, Haroldo Possari, a feira vem reforçar o trabalho realizado na instituição. Por ser uma escola de período integral, a instituição promove aulas eletivas de profissões. “Essas aulas complementam o trabalho principal desenvolvido na escola, que se chama projeto de vida. Acreditamos que para se ter isso é necessário uma profissão e para ser alguém é preciso sempre estudar”, conclui.

Estudantes puderam fazer testes

Estudantes puderam fazer testes vocacionais

Programação
O evento contou com a divulgação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ProUni, Fies e outros programas governamentais de incentivo e inserção ao ensino técnico e superior; apresentação dos cursos oferecidos pelas faculdades e colégios técnicos, além de vestibulares de faculdade.

O público também teve à disposição a aplicação de testes vocacionais direcionados para ajudar nas futuras escolhas profissionais dos estudantes ou daqueles que desejam reiniciar os estudos. Os cursos de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também foram apresentados.

Kadija Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/01/1a-feira-de-profissoes-agita-o-jardim-sao-camilo/