Prefeitura entrega projeto de apoio agrícola à Câmara

Publicada em 18/11/2014 às 19:16

Um grupo de diversas instituições ligadas à agricultura participou nesta terça-feira (18) da entrega do projeto de lei criado pela Prefeitura de Jundiaí para subvenção municipal destinada ao seguro agrícola dos produtores rurais. A matéria será analisada pela Câmara de Vereadores. A abrangência inicial do projeto é para o cultivo de uvas, que ainda formam o principal cultivo, com previsão de ser ampliado para outras frutas.

Em resumo, o projeto amplia o apoio para os produtores em caso de acidentes como chuva de granizo, por exemplo. “É um projeto voltado diretamente para o fortalecimento de produtores, que era esperado há vários anos e agora foi formatado”, explica o secretário Marcos Brunholi (de Agricultura, Abastecimento e Turismo), que realizou a entrega do projeto ao presidente da Câmara, Gerson Sartori.

LEIA TAMBÉM
Reunião define preparativos para Encontro de Opalas

Conselho de Turismo mira autonomia e cooperação
Feirinha de Natal vai movimentar o Circolo na Vila Rami

Entrega do projeto conta com apoio dos agricultores

A proposta é cobrir até metade do custo do seguro agrícola, que efetivamente é pago pelo produtor rural. Hoje ele conta com subsídios federal e estadual em muitos casos.

O ato de entrega foi prestigiado por Antonio Roberto Losqui, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, por José Jacob Carbonari, presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, por Clodoaldo Castro Vieira, da Casa da Agricultura (CATI), Alonso Luiz, do Sebrae Jundiaí, e pelos agricultores João e Leda Bardi. Também enviaram apoio a Associação do Vinho Artesanal (AVA) e a Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias.

Como as safras são sazonais, a aprovação do projeto pela Câmara teria um forte efeito simbólico e passaria a estimular a safra de uvas de 2015/2016, pois o processo da atual safra já está em andamento e a maioria já contratou seus seguros aos custos atuais.

A safra 2014/2015 de uvas em Jundiaí está prevista em mais de 25 mil toneladas.

Benefício duplo
De acordo com o presidente da Câmara, Gerson Sartori, o projeto não apenas valoriza um dos principais produtos tradicionais da cidade como também trabalha no sentido de preservação das áreas rurais e de mananciais. “É sem dúvida uma proposta com foco na sustentabilidade”, destacou.

Trabalho conjunto
Durante a entrega formal na sala da presidência, ele aproveitou que os vereadores estavam chegando para a sessão parlamentar para reunir todos com os visitantes e conhecerem juntos a proposta.

Proposta apresentada aos vereadores

“É um trabalho conjunto muito importante que está acontecendo. Nós trabalhamos com os micro e pequenos empreendedores. No setor agrícola, uma iniciativa como essa amplia as boas práticas”, destacou Alonso Luiz, do Sebrae. Para Carbonari, da Associação Agrícola, a medida é o começo de um processo que ajuda a fixar o agricultor na zona rural.

O ato foi acompanhado também pela diretora de Agronegócio da Prefeitura, Mariana Rodrigues Andretta, e pelos assessores técnicos Sérgio Pompermayer e Felipe Magro.

A iniciativa se dá na fase final de preparativos para a 32ª Festa da Uva e da 3ª Expo Vinho, que será realizada entre 22 de janeiro e 8 de fevereiro. No dia 4 de dezembro, o Teatro Polytheama abriga o concurso da Corte da Uva, que teve um recorde de participantes neste ano.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/18/prefeitura-entrega-projeto-de-apoio-agricola-a-camara/