Jundiaí será destaque no Equador

Publicada em 21/11/2014 às 15:46

O trabalho desenvolvido em Jundiaí sobre estudos em soluções tecnológicas para tratamento dos resíduos sólidos será destaque em um encontro, marcado para os dias 25, 26 e 27 de novembro, em Cuenca, no Equador. Chamado de ‘Diálogo conjuntivo Cidades da América Latina’, o evento contará com palestra do secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, convidado pela organização para falar do trabalho realizado desde 2013 no município.

A primeira reunião sobre o assunto envolverá representantes de diversos países como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, México, além do governo alemão. O encontro tem objetivo de reforçar a troca de experiências entre cidades latino-americanas e a Alemanha sobre ao assunto.

“É um evento de diálogos de boas práticas. Estamos orgulhosos em mostrar o que vem sendo feito em Jundiaí no sentido de dar o tratamento correto aos resíduos sólidos. Jundiaí é referência dos estudos em soluções tecnológicas desenvolvidos pensando na realidade das cidades e isto também é uma grande responsabilidade para a gente”, explicou Aguinaldo Leite.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí sedia seminário internacional
Definida data para estudos que darão destino a resíduos sólidos

Aguinaldo Leite vai mostrar as experiências da cidade

Sobre a palestra que apresentará no Equador, o secretário vai falar sobre a sinergia que existe com o meio acadêmico e a prática. “Vamos apresentar o projeto I-Nopa e os estudos que temos feito na cidade, além da projeção de um cenário futuro”, explicou.

O prefeito Pedro Bigardi enalteceu o trabalho feito na cidade. “Estamos avançando muito rápido em um curto espaço de tempo neste assunto e isso me impressiona. Além do avanço tecnológico, temos a preocupação com o meio ambiente”, afirmou.

A ida até o Equador faz parte dos avanços conseguidos pelo prefeito Pedro Bigardi na parceria inédita com o governo da Alemanha para tratamento dos resíduos sólidos. A cidade é pioneira na América Latina nas discussões sobre o tema, que já está em andamento. O município conta com uma parceria com os alemães por meio da Universidade Braunschweig.

Estudos
Em novembro, Jundiaí sediou 1º Seminário Internacional “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos”. Para Aguinaldo Leite, o seminário foi uma oportunidade para propagar e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.

Os estudos para desenvolvimento das rotas e tecnologias que serão adotadas no processo têm início marcado para março de 2015, período em que o município sediará o 3º Congresso Internacional Brasil Alemanha.

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Jundiaí já investiu nas linhas de triagem com a aquisição de novas esteiras e acredita ser possível que a cidade tenha sua planta de tratamento mecânico-biológico para resíduos sólidos, já em 2016.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/21/residuos-solidos-jundiai-sera-destaque-no-equador/