‘Operação Japi’ volta a orientar visitas realizadas na Serra

Publicada em 11/02/2015 às 14:12

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí realizou uma nova edição da “Operação Japi”, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O trabalho consiste na orientação à população sobre a importância de preservar a Serra do Japi e na garantia da segurança daquela região. O balanço da ação, realizada nesse final de semana, foi divulgado nesta quarta-feira (11).

Segundo a secretária da pasta, Daniela da Camara Sutti, houve redução no número de ocorrências verificadas na região de Santa Clara, principalmente após as blitze nas principais vias de acesso que levam à serra.

LEIA TAMBÉM
Serra do Japi abre inscrições para Conselho de Gestão
Homenagem destaca participação social no Plano Diretor

Objetivo maior das operações é orientar os visitantes

Objetivo maior das operações é orientar os visitantes

“Não existe uma proibição explícita para as visitas, mas a orientação de busca de passeios monitorados ou espaços estruturados para essa finalidade tem sido bem recebida pela maioria absoluta das pessoas abordadas pela operação, que não tem datas divulgadas antecipadamente”, comentou Daniela.

Os principais riscos mostrados pelo setor de planejamento e meio ambiente da Prefeitura, pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar aos visitantes é que as cachoeiras não possuem estrutura de visitação, o lixo deixado para trás prejudica o meio ambiente (até com risco de incêndios) e existem perigos naturais como animais peçonhentos. Para mais informações sobre visitas, acesse as informações do Projeto Nossa Serra.

O trabalho foi realizado na estrada que é parte da avenida Antonio Gobbo, no sábado (7) e domingo (8). No total, 63 verificações foram realizadas em veículos que passaram pelo local. Apenas uma multa foi aplicada por conta de irregularidades constatadas no local. Houve, também, um atendimento de primeiros socorros a um ciclista que sofreu um acidente naquele percurso.

Doze jipeiros desistiram de subir a serra após um diálogo sobre a inadequação da serra para o uso de trilhas. “Nosso objetivo principal é orientar, não punir. É preciso mostrar às pessoas que a Serra é um espaço a ser preservado”, comentou o sargento PM Leandro Leite dos Santos.

“A ideia básica é tornar essa ação colaborativa, uma atividade programada de atenção à Serra”, afirma o comandante da GM, José Roberto Ferraz.

Mais
Na ação anterior, realizada dia 18 de janeiro, seis veículos foram guinchados e 30 multas foram lavradas somente no primeiro dia da operação.

Trabalho integrado da Prefeitura, PM e GM

Trabalho integrado da Prefeitura, PM e GM

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/11/operacao-japi-volta-a-orientar-visitas-realizadas-na-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original