Gestão de resíduos sólidos: Fortaleza também se espelha aqui

Publicada em 09/03/2015 às 16:06

Depois de Belo Horizonte, São Carlos, Curitiba e cidades da região do ABCD, em São Paulo, agora é Fortaleza que está buscando conhecimento na experiência de Jundiaí com a gestão dos resíduos sólidos.

Na manhã desta segunda-feira (09), o secretário de serviços Públicos, Aguinaldo Leite, acompanhado do diretor Gilberto Valverde, recebeu uma comitiva do município cearense, que veio buscar informações sobre o modelo de gestão adotado por Jundiaí na questão dos resíduos da construção civil.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura faz limpeza de galerias no Jardim São Camilo
Nova praça na Vila Cidadania é o 32º espaço com intervenção da Prefeitura

O primeiro contato foi a reunião com o secretário Aguinaldo Leite

O primeiro contato foi a reunião com o secretário Aguinaldo Leite

“Isso tem ocorrido com certa frequência, por conta das notícias que se espalham sobre nosso modelo de gestão. Já recebemos pessoal de muitas outras localidades do Brasil, o que nos permite não só contribuir com nossas experiências como também trocar informações”, disse Aguinaldo.

Segundo o secretário, Jundiaí tem uma experiência bem sucedida e por isso está ajudando outros municípios a encontrar soluções sustentáveis nessa questão dos resíduos sólidos. Em Fortaleza, cidade com população de 2,5 milhões, as características são diferentes da realidade jundiaiense. Mesmo assim, a fórmula aplicada em Jundiaí pode ser útil para a reorganização que a administração daquela cidade está planejando.

“Viemos fazer uma troca de informações e avaliar o quanto podemos utilizar do processo jundiaiense na nossa intenção de reorganizar esse setor”, explicou Emanuel Nobre, presidente da Associação das Empresas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além dele, estiveram presentes também o vice-presidente da Associação, Guilherme Aguiar, e os representantes da Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana, Albert Gradvohl e Waldemberg Lima.

O primeiro contato com Jundiaí foi durante uma feira do setor, em São Paulo, na qual compareceu também o secretário Aguinaldo Leite. Fortaleza, como explicou Albert Gradvohl, está criando um plano de gestão integrada, e o compromisso em Jundiaí também contou com uma visita ao Gerencimento de Resíduos Sólidos (Geresol), em que puderam conhecer com detalhes todo o processo de captação dos resíduos sólidos, a triagem e o reaproveitamento por meio de transformação em matéria-prima, como base asfáltica.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/09/gestao-de-residuos-solidos-fortaleza-tambem-se-espelha-aqui/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original