Prefeitura realiza obras de contenção no São Camilo

Publicada em 11/03/2015 às 17:34

A Secretaria de Serviços Públicos realiza uma série de obras em pontos de Jundiaí com o objetivo de minimizar os impactos causados pela chuva. Um exemplo disso é o Jardim São Camilo, formado em grande parte por morros e encostas.

E é exatamente no São Camilo, numa área de difícil acesso, que a secretaria está construindo um muro de contenção. A obra evitará que a água que desce da parte alta do bairro prejudique os moradores da região mais baixa.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura faz limpeza de galerias no Jardim São Camilo
Gestão de resíduos sólidos: Fortaleza também se espelha aqui

Muro ajuda a controlar o volume de água na encosta

Muro ajuda a controlar o volume de água na encosta

O secretário Aguinaldo Leite visitou o local para acompanhar os trabalhos, acompanhado do diretor de Serviços Urbanos, Lucas Rodrigues, e do vereador José Dias.

“Aqui é uma área não ocupada, que sofreu uma grande erosão. As obras devem garantir que a água tenha uma condução adequada, sem risco para os moradores da parte baixa”, explicou o secretário. Para isso, além do muro, será feito também o plantio de grama, recurso que ajuda a manter o solo mais firme.

No mesmo bairro, foi realizada dias atrás, uma operação de limpeza de galerias, também com o propósito de desobstruir o caminho das águas e evitar a ocorrência de enchentes. Já na parte alta, o trabalho mais complicado segue por toda esta semana.

O secretário Aguinaldo Leite destacou que no caso do Jardim São Camilo, embora a obra seja terceirizada, a Prefeitura recomendou que a mão de obra contratada fosse do próprio bairro.

“Esse procedimento é muito importante, pois são os moradores que conhecem a realidade local e, por outro lado, quando se envolvem com o trabalho acabam fortalecendo a conscientização que, nesses núcleos de submoradia, é um aliado a mais nas ações preventivas”, disse.

Aguinaldo Leite acompanhou o trabalho

Aguinaldo Leite acompanhou o trabalho

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/11/prefeitura-realiza-obras-para-contencao-de-encosta-no-sao-camilo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original