Resíduos Sólidos: Geresol recebe tecnologia da Alemanha

Publicada em 12/03/2015 às 17:42

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) recebeu a primeira das duas tecnologias que farão os testes com os resíduos de Jundiaí. O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, conferiu, na manhã desta quinta-feira (12), o container que fará o processo de decomposição biológica usando o modelo de aeração.

A tecnologia que veio da cidade alemã Lunenburg foi definida como uma das opções de tratamento dos resíduos do município após a conclusão do projeto de Pesquisa-Em-Uso I-NoPa, realizado ao longo de 2014 pela Secretaria em parceria com a Technische Universität Braunschweig.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura realiza obras de contenção no São Camilo
Serviços Públicos faz limpeza de córrego da Vila Esperança
Gestão de resíduos sólidos: Fortaleza também se espelha aqui

Container fará o processo de composição biológica dos resíduos

Container fará o processo de decomposição biológica dos resíduos

O container, assim como o sistema de leira de compostagem envelopada, são tecnologias que apresentam melhor custo-benefício e emitem menos gases de efeito estufa”, explicou Aguinaldo, ao dizer que se tratam de soluções modulares que permitem flexibilidade de testes com os mais variados resíduos, como o verde, o de feira ou o doméstico.

O secretário também visitou o pátio que receberá as duas tecnologias. A área recebe obras de pavimentação, feita em parceria com a Secretaria de Obras, e será toda impermeabilizada para evitar que o chorume vá para o solo. Aguinaldo foi acompanhado pelo alemão Franz Voguel, dono da empresa UTV e detentor do sistema de leira de compostagem envelopada.

O objetivo é realizar os testes até o início do segundo semestre, fazer as análises no laboratório que está na fase de acabamento das obras no próprio Geresol, para começar a definição dos tipos de tratamentos que serão implantados para os resíduos de Jundiaí.

Equipe vistoria obras de pavimentação do pátio que receberá as tecnologias

Equipe vistoria obras de pavimentação do pátio que receberá as tecnologias

Kadija Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/12/residuos-solidos-geresol-recebe-primeira-tecnologia-da-alemanha/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original