Projeto de revitalização do ‘Escadão’ já está pronto

Publicada em 24/04/2015 às 16:41

A Esplanada do Monte Castelo, conhecida popularmente como Escadão, será objeto de intervenção urbanística que, entre outras questões estruturais, vai recuperar o papel de ponto de contemplação e também de conexão entre os bairros do Centro e da Vila Arens. Em uma área total é de 3,4 mil metros quadrados, o projeto liga as ruas Vigário João José Rodrigues e Barão de Jundiai por meio de um sistema de rampas – o que atende totalmente as normas de acessibilidade.

Construído no fim da década de 1940 para homenagear os soldados jundiaienses que lutaram contra o nazifascismo na Itália, o local surgiu como um belvedere. Com o tempo, árvores foram plantadas, incorporando também o aspecto de parque urbano. Em 2012, foi parcialmente demolido. A prioridade de recuperar essa região foi anunciada pelo prefeito Pedro Bigardi em setembro do ano passado.

LEIA TAMBÉM
Novo mirante para a Ponte Torta começa a ser construído
Prefeitura destaca valor das festas tradicionais em Jundiaí

Morador observa placa de obras no Escadão: início em maio

Morador observa placa de obras no Escadão: início em maio

O projeto contempla também mini-praças, mobiliário urbano como mesas e bancos, sistema de iluminação e novo paisagismo, entre outros tópicos. A escadaria original, remanescente da demolição ocorrida em 2012, será revitalizada.

Perspectiva computadorizada do projeto

Perspectiva computadorizada do projeto

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente elaborou todo o projeto da urbanização e viabilizou a implantação em contrapartida definida na aplicação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), adotado a partir de 2013. No caso, a parceria é do empreendimento Linea Home Style, da construtora MPD, vizinho ao local.

A iniciativa de revitalização da Esplanada do Monte Castelo está inserida no contexto de dois projetos urbanos em desenvolvimento: de reabilitação do Centro Histórico de Jundiaí e do parque linear do Rio Guapeva, fazendo a conexão entre estes dois importantes projetos urbanos. A implantação do trecho do parque linear, que abrange a ligação entre as ruas Vigário e Prudente de Moraes, também faz parte desse pacote de contrapartidas e está prevista para a segunda etapa do projeto”, explica a arquiteta, urbanista e secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

O sistema de rampas é destaque do projeto ao permitir a total acessibilidade e imprimindo uma importante função urbanística, já que possibilita a ligação por pedestres entre importantes equipamentos públicos como o Complexo Argos, o Teatro Polytheama, a Câmara Municipal, a Pinacoteca e o próprio Centro Histórico.

Mirante e área verde
Para José Lisboa, que trabalha nessa área há 15 anos, o local merece ser revitalizado porque é um cartão postal da cidade.

Além da recuperação de um importante espaço público histórico de Jundiaí e da função urbanística dentro do contexto dos projetos urbanos em desenvolvimento, uma das principais funções da revitalização da Esplanada Monte Castelo é reverter o processo de degradação físico e social encontrado atualmente no local.

Isso foi agravado pela demolição parcial do Escadão, em 2012. Apostamos que, com a implantação do espaço, criaremos condições confortáveis e seguras de circulação e permanência de pedestres, já que o projeto contempla praças de convívio e projeto especial de iluminação, reativando assim o local através do incentivo ao uso e revertendo dessa maneira essa condição de degradação”, observa o arquiteto, urbanista e coordenador de Projetos Urbanos da secretaria, Décio Luiz Pinheiro Pradella.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/24/projeto-de-revitalizacao-do-escadao-ja-esta-pronto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original