Prefeitura reúne agricultores para lançamento do seguro agrícola

Publicada em 04/05/2015 às 18:37

Uma reunião com os 148 agricultores beneficiados pelo inédito Programa Municipal de Subsídio do Seguro Agrícola, promulgado pelo prefeito Pedro Bigardi em dezembro de 2014, vai marcar no próximo sábado (9) a primeira aplicação deste mecanismo de apoio rural em Jundiaí. O foco está voltado aos produtores de uva e o benefício garantirá a segurança da safra 2015/2016 contra pragas ou intempéries.

CONFIRA AS FOTOS

O evento, exclusivo para agricultores convidados, vai ocorrer na Associação Amigos do Traviú com encaminhamentos técnicos a partir das 9h. Os agricultores devem apresentar na ocasião os dados bancários para repasse do subsídio. Em seguida, às 10h30, será realizada uma solenidade com a participação de autoridades.

LEIA TAMBÉM
Programa especial recolhe as embalagens de agrotóxicos
Cultura e Agricultura anunciam volta do ‘Sexta no Centro’
Artesanato de Jundiaí será atração em feira com 15 países

A uva, maior símbolo agrícola de Jundiaí, é alvo da primeira fase do novo apoio

A uva, maior símbolo agrícola de Jundiaí, é alvo da primeira fase do novo apoio

Jundiaí é um dos cinco únicos municípios brasileiros (todos paulistas, entre mais de 5 mil existentes no País) que criaram uma legislação neste sentido. A iniciativa é um auxílio aos produtores mas, ao mesmo tempo, valoriza o papel ambiental da zona rural – como na produção de água, por exemplo.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, o programa é voltado diretamente ao fortalecimento de produtores. “Isso era esperado há anos por eles. Graças ao empenho do prefeito Pedro Bigardi, agora ele pôde ser finalmente formato e aplicado“, destacou.

A entrega do projeto na Câmara Municipal, em novembro de 2014, teve representantes como Antonio Roberto Losqui, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; José Jacob Carbonari, presidente da Associação Agrícola de Jundiaí; Clodoaldo Castro Vieira, da Casa da Agricultura (Cati); Alonso Luiz, do Sebrae Jundiaí; e agricultores como João e Leda Bardi.

Também enviaram apoio a Associação do Vinho Artesanal (AVA) e a Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias, com uma boa aceitação dos vereadores que aprovaram o programa no mês seguinte.

Como funciona
O programa vai cobrir até metade do custo do seguro agrícola, que efetivamente é pago pelo produtor rural (descontados outros subsídios federais e estaduais existentes). O número de 148 agricultores foi atingido dentro do prazo de inscrições deste primeiro ano, mas pode ainda crescer em 2016.

A diretora de Agronegócio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Mariana Andretta, lembra que todos os produtores beneficiados possuem propriedades rurais em Jundiaí e recebem acompanhamento técnico. A atual safra 2014/2015 de uvas em Jundiaí foi estimada em mais de 25 mil toneladas.

Para o presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, José Jacob Carbonari, o novo sistema é o começo de um processo de fixação do produtor na zona rural. E o representante do Sebrae, Alonso Luiz, destacou que esse tipo de mecanismo incentiva as boas práticas no campo.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo trabalha também com a possibilidade futura de ampliar a abrangência do projeto de subsídio de seguro agrícola das uvas para outras frutas cultivadas no município, como o caqui, o pêssego e a goiaba. Mas o primeiro passo será a avaliação do alcance da medida neste ano.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/04/prefeitura-reune-agricultores-para-lancamento-do-seguro-agricola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original