Prefeito lança ‘Urbanismo Caminhável’ no Centro

Publicada em 15/05/2015 às 17:51

A Prefeitura de Jundiaí lançou nesta sexta-feira (15), em cerimônia realizada no contêiner-oficina instalado na praça Governador Pedro de Toledo, o novo projeto participativo “Urbanismo Caminhável”. Com a presença de muitos técnicos e moradores, o evento marca o início das atividades que serão realizadas pelos próximos três meses a partir dessa base e, posteriormente, em intervenções de melhoria da caminhabilidade na região e um manual para que sejam replicadas em outros bairros da cidade.

CONHEÇA MAIS SOBRE O “URBANISMO CAMINHÁVEL”

Na abertura, o prefeito Pedro Bigardi afirmou ter uma preocupação com o Centro desde que, como servidor público, ajudou a desenhar o calçadão e segue querendo vida nesse lugar com iniciativas como a base da Guarda Municipal, as reformas de praças como das Rosas ou São Bento, melhorado a iluminação, partindo para obras no Escadão, para a reforma do Centro das Artes (formando com o Solar do Barão e o Teatro Polytheama um eixo importante) e também a Ponte Torta, considerado por ele como um processo maravilhoso de resgate da história, e a própria iniciativa da Sexta no Centro.

LEIA TAMBÉM
Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum do Plano Diretor

O prefeito destacou a busca de uma cidade para todos e o resgate do Centro

O prefeito destacou a busca de uma cidade para todos e o resgate do Centro

“Quando me mostraram este projeto, inédito no Brasil, vimos que é ousado por ser diferente e com uma simplicidade que nos deixa felizes de fazer para que esses caminhos que deixaram de ser usados por causa do uso de automóveis voltem a ser usados. Não são os caminhos que vão ficar melhor, mas as pessoas que vão enxergar a cidade de maneira diferente, em uma mudança cultural’, afirmou Bigardi.

Para a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, essa visão coloca duas visões de cidade existentes hoje – uma de uma vida fechada em condomínios e focada na vigilância e outra de uma retomada dos espaços públicos e do convívio pelos moradores, aproveitando as lições da essência da comunidade em Jundiaí.

“Nós aprendemos com o projeto da Ponte Torta como é importante buscarmos o zelo e o pertencimento entre a cidade e as pessoas, que precisam se sentir responsáveis por seu lugar, resgatando esse olhar. Nesse ponto o trabalho fica muito próximo da participação que buscamos para um novo Plano Diretor Participativo que oriente o crescimento da cidade. E nessa efervescência urbana, testar experimentos que possam se transformar em políticas públicas”, afirmou Daniela.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Antonio Carlos Pereira Neto (Doca) afirmou que o trabalho resgata “a esperança de volta”, lembrando que o Centro ficou muito triste especialmente sem os seus cinemas de rua (Marabá e Ipiranga) e a busca de meios para as pessoas se encontrarem e conversarem é muito importante.

“Precisamos do apoio de mais jovens, como estamos vendo aqui, da equipe de governo e do povo, incluindo a terceira idade, para buscarmos isso. Conheci essa proposta dos famosos parklets como uma das coisas que poderão nos ajudar. Temos que ser otimistas e quanto melhor o resultado, melhor para nós moradores”, afirmou Doca.

O coordenador do projeto Lincoln Paiva afirmou, pouco depois dos sinos baterem às 19h, que a mobilidade caminhável, que trazem uma metodologia para criar em conjunto com moradores de Jundiaí, é ligada à qualidade de vida. O ato foi apoiado por moradores como Neusa Grilo Gnaccvarini Thomazesi, que comentou estar com bastante expectativa para o projeto.

Estiveram presentes na cerimônia ainda os secretários de Cultura, Tércio Marinho, de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, e os vereadores Rafael Purgato, Zé Dias e Marilena Negro, além do coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, José Carlos Pires, e do diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco.

O conteiner foi instalado na praça Governador Pedro de Toledo

O contêiner foi instalado na praça Governador Pedro de Toledo

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/15/prefeito-lanca-urbanismo-caminhavel-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original