Programa de caminhabilidade dá mais um passo para o futuro

Publicada em 16/05/2015 às 18:56

O primeiro teste do programa Urbanismo Caminhável, realizado neste sábado (16), demonstrou que os moradores assimilaram de vez a ideia desenvolvida na região central. A partir do contêiner-oficina instalado na praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Catedral, o grupo inicial contou com a presença da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, e testou a metodologia de registro de pontos positivos ou que precisam ser melhorados nos trajetos escolhidos.

CONHEÇA MAIS SOBRE O “URBANISMO CAMINHÁVEL”

“É um método que parece simples, mas que vai gerar uma análise participativa de locais que precisam ser melhorados nesses trajetos e até mesmo de sugestões para solução de questões”, afirmou Daniela.

LEIA TAMBÉM
Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum do Plano Diretor

As caminhadas pelos trajetos selecionados no centro histórico da cidade vão ser feitas inicialmente com o nome de “expedições urbanas” na sexta (23), às 18h, pelo trajeto 1. Depois, no sábado (24), às 9h, no trajeto 2, e também na segunda-feira (25), às 14h, no trajeto 3. Mas a base no contêiner-oficina continua atendendo as pessoas todos os dias.

Como funciona
A caminhada do programa incentiva as pessoas a observar os principais pontos positivos e os aspectos que podem ser melhorados ao longo do caminho.

Esses detalhes vão sendo inseridos no mapa dos trajetos e do Urbanismo Caminhável, acumulando uma espécie de leitura coletiva. Dessa maneira, qualquer pessoa que colabore com o trabalho está cooperando – mesmo que não haja qualquer relação com o debate da mobilidade já existente na cidade.

Grupo testou método das caminhadas com arquiteta Thaísa

Grupo testou método das caminhadas com arquiteta Thaísa

“Também estamos abertos ao agendamento de outras atividades que os moradores considerem complementares ao trabalho”, afirma a arquiteta Thaísa Froes, do grupo de coordenação do programa – que reúne Prefeitura de Jundiaí, Instituto Mobilidade Verde e Zoom Urbanismo.

De forma permanente no contêiner-oficina da praça participam o estudante Pedro Paulino e a professora de arquitetura Priscila Meireles.

Um dos moradores que passaram pelo local e geraram uma ideia de “aula pública” foi o também arquiteto Roberto Franco Bueno, que lembrou a questão dos 400 anos de povoação da cidade.

Observação
O teste de caminhabilidade permite aos participantes notar as condições mais óbvias, como o estado ou a largura das calçadas e a adequação do piso para crianças, adultos, idosos ou cadeirantes.

Todos podem contribuir com uma cidade melhor

Todos podem contribuir com uma cidade melhor

Mas também outras, como a dinâmica de ruído e de fluxo de pessoas de acordo com a hora ou o dia; a paisagem mais comercial ou residencial; o lado da rua com mais sol ou sombra; os trechos mais planos e os declives mais cansativos; e assim por diante. Tudo que for observado pelo participante pode ser colocado dentro do mapa e as sugestões seguem para o banco de dados.

O teste mostrou que o Centro possui grandes trechos positivos para o estímulo da caminhabilidade (com mais conforto para o pedestre) e muitos pontos que podem ser melhorados.

Os contatos com a equipe do programa, inclusive para propostas de agendamento de atividades comunitárias, é urbanismocaminhavel@jundiai.sp.gov.br.

Saiba os percursos
Os trajetos a serem totalmente mapeados por meio das caminhadas coletivas (e depois com testes de intervenções a partir das visões colocadas) são:

Percurso 1
Praça da Matriz, rua Barão de Jundiaí, rua São Bento, rua Rangel Pestana, rua Vigário J. J. Rodrigues, calçadão rua São José, rua Barão de Jundiaí, Av. Paula Penteado, rua Luiz Betelli, rua da Saúde, rua Marcílio Dias e escadaria, rua Senador Fonseca, rua Bernardino de Campos, Praça da Matriz;

Percurso 2
Praça da Matriz, rua Barão de Jundiaí, escadão, rua Vigário J. J. Rodrigues, rua Cândido Rodrigues, rua do Rosário, rua Benjamin Constant, rua Luiz Rosa, rua Senador Fonseca, rua J. R. Pereira (Praça dos Andradas), rua Siqueira de Moraes, rua Barão de Jundiaí, Praça da Matriz;

Percurso 3
Praça da Matriz, Galeria Bocchino, rua Torres Neves, rua Marechal Deodoro, rua Padroeira, rua Barão de Jundiaí, rua Cel. Leme da Fonseca, rua do Rosário, Galeria Rosário, rua Senador Fonseca, rua Cel. Leme da Fonseca, rua Petronilha Antunes (Terminal Central), rua Barão do Triunfo, Praça da Matriz.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/16/programa-de-caminhabilidade-da-mais-um-passo-para-o-futuro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original