Urbanismo Caminhável abre medição de ruídos de rua

Publicada em 18/05/2015 às 12:49

O contêiner-oficina do programa Urbanismo Caminhável, instalado no Centro, começou a mostrar os levantamentos técnicos que incluem até medição de ruídos de rua, nesta segunda-feira (18). O trabalho também é aberto a visitantes.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO URBANISMO CAMINHÁVEL

“Temos um levantamento permanente ao longo do programa e que será ampliado com a participação de moradores nos eventos, mostrando a visão de cada um”, explica a coordenadora da base, Priscila Meireles.

LEIA TAMBÉM
Prefeito lança ‘Urbanismo Caminhável’ no Centro
Diagnóstico do Plano Diretor Participativo terá ‘retrato’ da cidade

 Moradores se informam sobre o conceito de cidade caminhável


Moradores se informam sobre o conceito de cidade caminhável

As atividades do Urbanismo Caminhável incluem as expedições urbanas, que terão início nesta sexta-feira (22), workshops e outros que venham a ser propostos – inclusive por faculdades ou coletivos da cidade.

O programa é uma realização da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, viabilizada em contrapartida de estudo de impacto de vizinhança (EIV), numa parceria com Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo e Thaísa Froes.

A atividade mostra como a equipe está promovendo o levantamento de aspectos que vão, desde do estado das calçadas e envolve o fluxo de pedestres, à insolação, e ainda os trechos em ladeira, o tempo de travessia semafórica, a presença de equipamentos urbanos, os pontos de descanso e diversos outros itens, inclusive aqueles apontados pelos participantes voluntários nesta etapa.

Um dos roteiros foi realizado perto do meio-dia. Além do monitor Pedro Paulino, contou com a visitante Mikaela Dias, moradora da região central e estudante de arquitetura na Unesp Bauru. “Como tive férias extemporâneas, aproveitei para conhecer esse projeto”, explicou.

Os levantamentos feitos pela equipe técnica do projeto já geraram produtos como o contraste de um mapa da área (com pontos públicos e privados que funcionam durante o dia), dos pontos que funcionam durante a noite (além da visão de arborização e áreas verdes).

Tudo dentro do perímetro formado entre a Ponte Torta e o cemitério Nossa Senhora do Desterro, entre as ruas Rangel Pestana/Vigário J.J. Rodrigues e Anchieta/Zacarias de Goes/Paula Penteado.

Monitoria faz testes de medição de ruídos

Monitoria faz testes de medição de ruídos

Expedições Urbanas
As caminhadas participativas formam um dos momentos essenciais do programa. A primeira delas será realizada sexta-feira (22), com saída às 18h do contêiner-oficina, instalado da praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Catedral, no Centro.

O percurso 1 sai da praça e segue pela rua Barão de Jundiaí, rua São Bento, rua Rangel Pestana, calçadão da rua São José, rua Barão de Jundiaí, avenida Paula Penteado, rua Luiz Betelli, rua da Saúde, rua Marcílio Dias e escadaria, rua Senador Fonseca, rua Bernardino de Campos e praça da Matriz. Dura perto de duas horas.

A segunda das “expedições urbanas” será feita sábado (23), às 9h, também do contêiner. O percurso 2 segue pela rua Barão de Jundiaí, escadão, rua Vigário J.J. Rodrigues, rua Cândido Rodrigues (ladeira), rua do Rosário, rua Benjamin Constant, rua Luiz Rosa, rua Dr. J.R. Pereira (praça dos Andradas), rua Siqueira de Moraes, rua Barão de Jundiaí e retorno à praça da Matriz.

A terceira “expedição urbana” está marcada para a segunda-feira (25), às 14h, também com saída da praça Governador Pedro de Toledo.

O percurso 3 segue pela Galeria Bocchino, rua Torres Neves, rua Marechal Deodoro, rua da Padroeira, rua Barão de Jundiaí, rua Cel. Leme da Fonseca, rua do Rosário, Galeria Rosário, rua Senador Fonseca, rua Cel. Leme da Fonseca, rua Petronilha Antunes (Terminal Central), rua Barão do Triunfo e retorna à praça da Matriz.

Contatos
As entidades, faculdades, coletivos ou moradores com sugestões de um evento de intercâmbio com a metodologia do Urbanismo Caminhável podem encaminhar propostas e contatos pelo email urbanismocaminhavel@jundiai.sp.gov.br ou diretamente no contêiner-oficina.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/18/urbanismo-caminhavel-abre-medicao-de-ruidos-de-rua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original