Solar do Barão contempla a natureza na 13ª Semana de Museus

Publicada em 20/05/2015 às 18:15

“Patrimônio natural de Jundiaí e o papel do Jardim Botânico na Conservação de Plantas” foi o tema de uma oficina realizada nesta quarta-feira (20), pelo Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão. A atividade faz parte da programação voltada à 13ª Semana de Museus.

O engenheiro florestal Thiago Pinto Pires conduziu o evento, juntamente com a bióloga e pedagoga Débora Scarpinelli. Um dos principais objetivos da ação, realizada no próprio museu, é divulgar a importância dos jardins botânicos na conservação de plantas e a ligação dos jardins com a função dos museus.

LEIA TAMBÉM
Cisne Negro e Barbatuques são atrações no Polytheama
Exposição reúne trabalhos de usuários da saúde mental
Fluxus Cia. de Dança apresenta ‘Transitórios’ no Polytheama

Oportunidade de conhecer e contemplar meio ambiente

Oportunidade de conhecer e contemplar meio ambiente

Edgar Aparecido Borges Junior, diretor do Solar do Barão, também destacou a relevância do tema. “São patrimônios que têm importância de conservação muito próxima, com o museu cuidando do material e o jardim zelando pelo natural. Temos a intenção de reformular o jardim aqui do Solar do Barão para introduzir mais espécies nativas de Jundiaí.”

Desenhos feitos pelos participantes

Desenhos feitos pelos participantes

Renato Steck, diretor do Jardim Botânico, presenciou a ação e comentou sobre a oficina. “O Jardim Botânico é um ‘museu vivo’ e o seu acervo é composto por plantas. Essa ação conjunta do museu com a educação vem fortalecer uma de nossas metas, que é promover a educação para a conservação da diversidade de plantas.”

Desenhos
Os presentes participaram de uma atividade ao ar livre no jardim do museu e ficaram à vontade para desenhar plantas que ali observavam.

Participaram também da oficina a socióloga e educadora do museu, Creusa Claudino, a professora do EJA, Claudete Formes, e a professora coordenadora de biologia da Diretoria de Ensino Estadual, Alessandra Maria Tegon Ferrarini.

Nesta quinta-feira (21), às 14h, haverá o cine debate dentro da programação do curso “História do Cinema”. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/20/solar-do-barao-contempla-a-natureza-na-13a-semana-de-museus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original