Urbanismo Caminhável promove ‘expedições urbanas’ pelo Centro

Publicada em 21/05/2015 às 15:09

Com participação aberta aos moradores interessados, o projeto Urbanismo Caminhável promove nesta sexta-feira (22), às 18h, e sábado (23), às 9h, as suas primeiras “expedições urbanas” pelos trajetos de estudo participativo dentro do centro histórico da cidade. As atividades saem do contêiner-oficina instalado na praça Governador Pedro de Toledo, no Largo da Matriz.

“Quando me mostraram este projeto, inédito no Brasil, vimos que é ousado por ser diferente e com uma simplicidade que nos deixa felizes. Queremos valorizar esses caminhos que deixaram de ser usados por causa dos automóveis. Não são os caminhos que vão ficar melhores, mas as pessoas que vão enxergar a cidade de maneira diferente, uma mudança cultural’, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Diagnóstico do Plano Diretor Participativo terá ‘retrato’ da cidade
Fórum do Plano Diretor Participativo terá ônibus extra caso necessário

O percurso 1 é será nesta sexta-feira (22)

O percurso 1 é será nesta sexta-feira (22)

O projeto, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e implementado em parceria com Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo e Thaísa Froes, visa criar condições de medir o conforto de pedestres em três trajetos pré-determinados com critérios técnicos e também com a percepção de moradores. Seu custo é uma contrapartida de estudo de impacto de vizinhança (EIV).

Venha ajudar a construir uma Jundiaí mais caminhável. Passeie a pé para diagnosticar as condições e sensações da experiência e ajude a criar inovações de ocupação e urbanismo para a cidade”, resume a guia convidada Letícia Sabino.

As expedições duram cerca de quatro horas, com instruções na primeira meia hora, caminhada por 1,5 hora e, no retorno, mais uma hora de debate de propostas.

As recomendações são de usar roupas confortáveis, levar água, comer leve antes do passeio, levar blusa e guarda-chuva e estar curioso e disposto a olhar a cidade de uma forma completamente nova. O contato prévio pode ser feito em leticia@sampape.com.br ou urbanismocaminhavel@jundiai.sp.gov.br.

Percurso 1
Nesta sexta (22), às 18h, a expedição sai com trilha sonora do grupo Demônios da Garoa, que toca na praça nesse horário dentro da Virada Jundiaí. O percurso sai da praça e segue pela rua Barão de Jundiaí, rua São Bento, rua Rangel Pestana, calçadão da rua São José, rua Barão de Jundiaí, avenida Paula Penteado, rua Luiz Betelli, rua da Saúde, rua Marcílio Dias e escadaria, rua Senador Fonseca, rua Bernardino de Campos e praça da Matriz.

Percurso 2
No sábado (23), às 9h, a expedição sai com trilha sonora do grupo Araúna, também da Virada Jundiaí
, e segue pela rua Barão de Jundiaí, escadão, rua Vigário J.J. Rodrigues, rua Cândido Rodrigues (ladeira), rua do Rosário, rua Benjamin Constant, rua Luiz Rosa, rua Dr. J.R. Pereira (praça dos Andradas), rua Siqueira de Moraes, rua Barão de Jundiaí e retorno à praça da Matriz.

Percurso 3
Uma outra expedição será no início da semana para o terceiro percurso na segunda-feira (25), às 14h. O caminho sai também da praça e segue pela Galeria Bocchino, rua Torres Neves, rua Marechal Deodoro, rua da Padroeira, rua Barão de Jundiaí, rua Cel. Leme da Fonseca, rua do Rosário, Galeria Rosário, rua Senador Fonseca, rua Cel. Leme da Fonseca, rua Petronilha Antunes (Terminal Central), rua Barão do Triunfo e retorna à praça da Matriz.

O percurso 2 será feito no sábado (23)

O percurso 2 será feito no sábado (23)

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/21/urbanismo-caminhavel-promove-expedicoes-urbanas-pelo-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original