Congresso Brasil-Alemanha: evento traz especialistas

Publicada em 01/06/2015 às 17:56

Jundiaí realiza na terça (9) e na quarta-feira (10) o 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”, na sede de campo do Clube Jundiaiense. Renomados profissionais do setor estão na programação, totalmente gratuita. A realização é da Prefeitura de Jundiaí e Universidade de Braunschweig, da Alemanha. As inscrições já foram encerradas.

A abertura contará com o prefeito Pedro Bigardi. Também é esperado o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Toda a programação está sujeita a alterações e pode ser consultada no site do evento. No primeiro dia, as discussões serão sobre políticas públicas e panorama de mercado.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí marca Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos
No Geresol, um grande passo para o tratamento de resíduos
Serviços Públicos conclui desassoreamento no Jardim das Tulipas
Loteamento Santa Maria recebe obras de pavimentação e drenagem

Evento, já em sua 3ª edição, vai reunir profissionais de diversas áreas para discutir resíduos sólidos

Evento, já em sua 3ª edição, vai reunir profissionais de diversas áreas para discutir resíduos sólidos

Entre os palestrantes da terça (9), está o professor doutor Klaus Fricke, diretor do departamento de resíduos naturais da Universidade de Braunshchweig e presidente do Centro de Pesquisa, Educação e Aplicação em Resíduos Urbanos (CREED). Ele vai falar sobre Panorama global da gestão resíduos e as políticas públicas. Para o mesmo dia, outro debate importante será O mercado de biogás no Brasil, realizado pelo coordenador da Agencia Alemã de Cooperação Técnica (GIZ), doutor Jens Giersdorf.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, falará sobre Projeto I-Nopa Jundiaí: sinergia entre mercado e academia para gestão sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos. Além disso, a secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, ministrará palestra sobre o tema ‘Gestão Estadual de Resíduos Sólidos’.

No mesmo dia, temas como Poder Judiciário e seu compromisso com as novas práticas sustentáveis na gestão de resíduos; Mercado de valorização de resíduos sólidos urbanos no Brasil; Valorização dos resíduos em Florianópolis e visão de futuro; e Gestão sustentável de resíduos sólidos em municípios de menor porte – caso de Votuporanga serão discutidos.

Também estão na programação as palestras Gestão Pública de Resíduos: uma abordagem modular, integrada e sustentável; Coprocessamento em fornos de clínquer: uma alternativa sustentável de destinação do CDR de resíduo sólido urbano na indústria de cimento; Panorama do mercado e conceitos tecnológicos para uma gestão eficiente de CDR; e Mercado de composto orgânico no Brasil.

O segundo dia de congresso será dividido em dois blocos palestras sobre o panorama tecnológico e panorama institucional. Entre os temas, Tecnologias biológicas; Tecnologia Dranco para resíduos sólidos urbanos-fermentação seca continua; Portfólio tecnológico – tratamento mecânico e biológico (compostagem e secagem) para valorização de RSU; Tecnologia modular de compostagem: uma alternativa de baixo investimento; e Modelo de planta moderna para triagem de RSU e geração de combustível derivado de resíduos.

Também estão na programação Potencialidade dos recursos secundários no Brasil; Soluções Tecnológicas de Rastreabilidade dos Resíduos da Construção Civil e Resíduos Hospitalares – Caso Jundiaí; Os avanços do Brasil na Reciclagem e Logística Reversa de Materiais Compósitos; O cooperativismo e a PNRS; Ações imediatas para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – resíduos secos, úmidos e da construção civil; e Perspectivas e desafios da gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil.

Além disso, há palestras com os temas Tratamento e Valorização: Visão estratégica para desenvolvimento de negócios no Brasil; A PNRS como mola propulsora de oportunidades comerciais; Licenciamento ambiental de sistemas de tratamento de resíduos sólidos urbanos; Financiamento de projetos inovadores em tratamento e valorização de resíduos; Linhas de financiamento para resíduos sólidos urbanos; Gestão de RSU: Cargas difusas um desafio tecnológico.

Luana Dias
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/01/congresso-brasil-alemanha-programacao-traz-especialistas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original