Projeto acelera eventos a partir de ‘parklets’ no Centro

Publicada em 09/06/2015 às 18:40

Depois de testar uma primeira oficina participativa sobre os futuros “parklets” (mini-praças a ser instaladas no espaço de uma ou duas vagas de carros), o projeto Urbanismo Caminhável em implantação pela Prefeitura de Jundiaí no centro histórico com base no contêiner amarelo na praça da Matriz, realiza uma semana de diversas atividades que culminam com uma oficina de marcenaria urbana no próximo sábado (13).

O projeto foi lançado no dia 15 de maio e agora entra em fase mais intensa e participativa”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti. Os trabalhos são realizados em parceria com o coletivo formado por Mobilidade Verde, Zoom, Thaísa Froes e Contain(it).

LEIA TAMBÉM
Expedições urbanas levam ‘olhar pedestre’ ao Centro
Plano Diretor recebe propostas da população até a quarta-feira (17)

Estudo de novos espaços de convivência foi levado ao calçadão e outras ruas

Estudo de novos espaços de convivência foi levado ao calçadão e outras ruas

A maioria dessas ações está concentrada na quinta-feira (11). Nesse dia será realizado um trajeto técnico de avaliação de vias do ponto de vista do pedestre voltado para profissionais dos setores de urbanismo e mobilidade a partir das 9h.

Na parte da tarde, também na quinta-feira (11), será realizada uma oficina aberta a todos os moradores interessados na chamada “Estudando a Vida Pública – Praça da Matriz”, a partir das 14h. Nesse evento, estudiosos vão mostrar como as características do espaço público interferem no comportamento das pessoas.

Coordenada por Guilherme Ortenblad, o evento vai mostrar metodologias contemporâneas de urbanismo para exercícios de análise e leitura do espaço público, que incluem o comportamento e a dinâmica do cotidiano.

E, no sábado (13), das 10h às 16h, ocorre a primeira Oficina de Marcenaria Urbana, que também vai trabalhar inicialmente com propostas de mobiliários para a própria praça, mas também mirando possibilidades em outros espaços, como calçadões, parklets ou até pontos de ônibus.

Projeto estuda cidade mais acolhedora a pedestres, idosos e crianças

Projeto estuda cidade mais acolhedora a pedestres, idosos e crianças

Potencialização
Ainda na quinta-feira (11) vai ser realizada, às 17h30, no auditório do Solar do Barão, um encontro aberto a educadores, coletivos e ativistas do espaço público em Jundiaí, cidade que, em anos recentes, registrou iniciativas de moradores, como o Praça Viva (2014), o Tributo ao Pão e Poesia (2014), o Praça Cultural (2013), o Tributo ao Cine Marabá (2013), a Praça das Rosas (2012), o Arte em Ação (2008 a 2011) e muitos outros. O objetivo é ampliar a reflexão sobre o direito dos moradores ao espaço público.

Parklets e Arte na Rua
Um primeiro trabalho colaborativo sobre os pontos para a futura instalação de dois “parklets” foi realizado na manhã do sábado (6), com diversas sugestões e até mesmo cenas inusitadas, como a instalação temporária de cadeiras dobráveis no meio da rua Barão de Jundiaí, entre as ruas Siqueira de Moraes e Coronel Leme da Fonseca, provocando olhares surpresos de pedestres.

“Foi um primeiro passo para esse objetivo, compartilhando critérios que existem para esse tipo de melhoria do espaço público, como a velocidade de trânsito da via e a estimativa do benefício que pode gerar. Teremos outros encontros sobre isso”, explicou a arquiteta Thaísa Froes.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO URBANISMO CAMINHÁVEL

Uma visita ao projeto também foi realizada por integrantes do coletivo Arte Fora do Museu, que realiza mapeamento participativo online de elementos de interesse nas ruas de cidades em campos como arquitetura, mural, grafite ou escultura. O grupo deve confirmar nova visita para falar sobre mapeamento colaborativa de roteiros afetivos.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/09/projeto-acelera-eventos-a-partir-de-parklets-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original