Termo visa assegurar 5 mil vagas sociais em cemitério

Publicada em 16/06/2015 às 18:21

Como contrapartida às obras do cemitério particular Memorial Parque da Paz, em construção em Jundiaí na região do Castanho, a Prefeitura de Jundiaí solicitou cerca de cinco mil vagas para sepultamento. Para isso, um termo de parceria está em processo jurídico para assegurar os direitos entre as partes pública e privada.

Essas vagas vão suprir a demanda para a qual a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) é voltada, a de cunho social. Assim que o termo final de parceria estiver firmado, mais detalhes sobre as formas de concessão serão divulgados.

LEIA TAMBÉM
Seminário discute questão da moradia em Jundiaí
Moradores da Nova Esperança realizam sonho de matrícula
Prefeitura em Ação: velório do Montenegro passa por reformas
Moradores recebem matrícula definitiva de casas na Vila Maringá

Mapa do local na região do Castanho

Mapa do local na região do Castanho

O Memorial Parque da Paz é um empreendimento privado, com conceito de cemitério parque, com área total de aproximadamente 300.000 metros quadrados. O projeto prevê a implantação de velório, administração, capela, floricultura, estacionamento e segurança 24 horas.

“A parceria com o poder público está sendo estruturada. Certamente, o município será atendido por uma quantidade igual ou superior a cinco mil vagas, considerando todas as benfeitorias em contrapartidas que iremos oferecer”, explica o proprietário do empreendimento Mário Arruda. Segundo ele, o prazo para inauguração é de um ano.

Hoje, são aproximadamente onze mil sepulturas no Cemitério Nossa Senhora do Desterro e sete mil sepulturas no Cemitério Nossa Senhora do Montenegro. Existe uma reserva técnica de aproximadamente 100 sepulturas destinadas às famílias que não possuem sepultura e têm interesse em comprar quando ocorre um óbito na família. Este critério é adotado justamente para não haver comercialização sem critérios e esgotar-se esta reserva técnica.

Também tem o direito à compra as famílias com alguém sepultado nos columbários (sepulturas individuais gratuitas), que ficam por um período de três anos neste sistema de concessão. Vencidos os três anos, a família pode adquirir uma sepultura perpétua havendo interesse. “Desta forma, garantimos que todos tenham acesso às vagas de sepulturas.”

Melhorias
De acordo com o superintendente adjunto do serviço funerário municipal, Lázaro Aparecido da Silva Ribeiro, o foco da administração do prefeito Pedro Bigardi é proporcionar o melhor atendimento e conforto aos munícipes, principalmente nestes momentos delicados como velório e sepultamento. Por isso, tanto o Velório Adamastor Fernandes (Centro) e o Velório Nossa Senhora do Montenegro receberam melhorias. “Ambos os prédios estavam quase que sucateados devido há décadas sem investimentos.”

No Adamastor Fernandes, foi realizada melhoria no sistema de iluminação, energia elétrica, aterramento, para-raios, drenagem e escoamento de águas pluviais, reforma do telhado, reforma da capela do pavimento inferior, fechamento com telas de todos os vãos de acesso para pássaros, instalação de alambrado e gradil nas áreas externas, implantação de plataforma elevatória para portadores de deficiência. Além disso, foi realizada a reforma dos banheiros, salas de descanso para motoristas, refeitório, sala de logística e suportes para urnas de remoção. O setor de atendimento também recebeu melhorias e ganhou um piso elevado e a substituição completa do sistema elétrico.

Houve ainda a instalação de no-breaks para linhas telefônicas; restauração de todas as pastilhas portuguesas do prédio do atendimento resgatando o sentido histórico; implantação de balcão de informações na entrada do velório, sinalização eficiente das salas de velórios e informações internas; restauração dos mastros e colocação das bandeiras municipal, estadual e federal; restauração completa das muretas externas, incluindo a área do estacionamento dos Vicentinos; e pintura completa do prédio.

“Vamos ainda completar o sistema de cabeamento eletrônico para utilização de TV LED para informações; aumentar o sistema de monitoramento por câmeras; executar o projeto de sistema de incêndio, incluindo toda a nova legislação exigidas pelos bombeiros; executar o projeto de jardinagem; e fazer uma sala de leitura e descanso para os munícipes”, comentou Lázaro.

Segundo ele, o Cemitério Nossa Senhora do Desterro também recebeu obras. Entre elas, restauração da capela; implantação de segurança e ronda interna durante todo o período diurno, tela farpada em pontos vulneráveis e recuperação de passeios internos.

Com relação ao Velório Nossa Senhora do Montenegro, as obras estão em andamento. No local está sendo restaurado o telhado e todas as salas de velório, com alvenaria e pintura. Além disso, será feita uma área para estacionamento externo, projeto de jardinagem e pavimentação da rua onde foram construídas as últimas 94 sepulturas no cemitério.

Luana Dias
Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/16/novo-cemiterio-termo-vai-assegurar-cerca-de-5-mil-vagas-de-cunho-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original