Conselho da Cidade recebe análise de governo

Publicada em 18/06/2015 às 17:24

O prefeito Pedro Bigardi apresentou nesta quinta-feira (18) aos integrantes do Conselho da Cidade uma análise geral de diversos grandes projetos em andamento para Jundiaí em áreas como mobilidade, participação, esporte, urbanismo, segurança e outras. Com mais de 40 integrantes, o colegiado reúne algumas das principais entidades e instituições da cidade.

“Antes de mais nada quero convidar todos os conselheiros para os 59º Jogos Regionais, que vão acontecer de 1 a 11 de julho com mais de 50 municípios participantes e competições por toda a cidade, inclusive na nova pista de bicicross que implantamos na região da Vila Maringá”, disse o prefeito antes de apresentar, em primeira mão, um videoclipe do evento.

LEIA TAMBÉM
Plano Diretor recebe mais de 200 propostas

O prefeito Pedro Bigardi destacou os avanços estruturais em diversas áreas

O prefeito Pedro Bigardi destacou os avanços estruturais em diversas áreas

O encontro também marcou a entrega do projeto final do sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT), em sua primeira fase entre Colônia, Vila Arens e Centro para análise da Caixa Econômica Federal. O prefeito explicou que os detalhes do projeto serão confirmados depois dessa etapa.

Alças
Bigardi também mostrou aos conselheiros os avanços do projeto das alças de transposição da rodovia Anhanguera, lembrando que as desapropriações necessárias já foram realizadas para os três viadutos (dois na altura da Rodoviária e outro na altura da avenida Osmundo Pellegrini) e que as obras da avenida junto ao córrego da Walkíria também estão avançadas.

“Vamos agora manter o contato com o Estado e com a CCR para que o cronograma deles seja atualizado em sintonia com a Prefeitura”, afirmou.

Saúde
Outro ponto enfatizado pelo prefeito foi a reestruturação do sistema municipal de saúde a partir da conclusão da Unidade de Pronto-Atendimento UPA Novo Horizonte e das obras agora em fase de contratação para a UPA Ponte São João, UPA Vila Progresso e UPA Vila Hortolândia. Com o novo sistema descentralizado 24 horas, a meta de direcionar o Hospital São Vicente para a alta complexidade será atingida.

Esportes
Também no campo esportivo, ao lado da chegada dos Jogos Regionais, o prefeito Pedro Bigardi abordou a construção do Centro de Excelência do Esporte na Vila Liberdade e também do Centro de Iniciação ao Esporte no Jardim Sarapiranga. “Não tínhamos nenhuma quadra oficial, exceto no centro esportivo de Ivoturucaia que entregamos no início do governo. Mas esses novos espaços vão além disso, devendo formar talentos”, afirmou.

Cultura
Bigardi também confirmou aos conselheiros as obras de reforma do Centro das Artes, localizado no antigo mercado municipal, e frisou que em julho diversas ações na região do centro histórico da cidade serão alvo de cuidados no programa Prefeitura em Ação.

Resíduos Sólidos
Outro ponto de destaque na apresentação do prefeito aos conselheiros foi a análise dos resultados da parceria entre Jundiaí e a Universidade de Braunschweig, da Alemanha, no tema de resíduos sólidos e que atraiu 200 cidades ao recente Congresso Brasil-Alemanha promovido no município.

“Estamos avançando muito e estamos testando agora tecnologias de ponta mundial para tratamento de resíduos de compostagem no Geresol. Estive lá, não tem cheiro nenhum. Vamos disseminar novas soluções no país e reduzir o volume de resíduos enviados aos aterros”, destacou.

Ele lembrou que todos os resíduos de construção civil de Jundiaí já são reutilizados, com um sistema de monitoramento de caçambas que ele acessa do próprio celular.

O Conselho da Cidade conta com 40 integrantes dos mais diversos setores

O Conselho da Cidade conta com 40 integrantes dos mais diversos setores

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/18/conselho-da-cidade-recebe-analise-de-governo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original