Prefeito anuncia reforma e PM na Praça dos Andradas

Publicada em 22/06/2015 às 16:39

O prefeito Pedro Bigardi anunciou nesta segunda-feira (22) a reforma do casarão e revitalização da Praça dos Andradas, no Centro. O local vai abrigar a 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), que atualmente ocupa um prédio alugado na rua Leonardo Cavalcanti. A execução da obra é uma contrapartida de empreendimento dentro do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e faz parte do programa Prefeitura em Ação da Região Central.

Segundo Bigardi, a obra resolve um problema de segurança naquela região e devolve o prédio, de relevante valor histórico para a população. “Ter a presença física da Polícia Militar num local de visibilidade, como é a Praça dos Andradas, e de fácil acesso à população, é importante para reforçar a segurança na região central. Com a reforma do casarão e revitalização da praça, será mais um espaço que já era do povo e que volta para ele.”

LEIA TAMBÉM
Prefeito visita primeiras obras do Complexo Jundiaí
Prefeito entrega matrículas individualizadas no Água Doce

Bigardi anunciou que casarão abrigará 1ª Cia. do 11º Batalhão da PM

Bigardi anunciou que casarão abrigará 1ª Cia. do 11º Batalhão da PM

O prefeito destacou que a obra faz parte do conjunto de ações de revitalização da região central, a exemplo de investimentos como o projeto Urbanismo Caminhável, a instalação da base da Guarda Municipal na Praça Governador Pedro de Toledo, a recuperação das praças, melhorias na iluminação, recuperação da Ponte Torta e revitalização do Escadão.

Para o comandante da 1º Cia. do 11º BPM/I, capitão Luís Liberato do Nascimento, a transferência da corporação para o edifício da Praça dos Andradas representa um ganho para o efetivo e para a população. “Atualmente ocupamos um prédio alugado que não atende mais às necessidades. A transferência para a Praça dos Andradas será um ganho em termos de qualidade de vida para os policiais, que terão mais espaço físico, e para a população que será melhor atendida. Além disso, a praça será revitalizada e devolvida à comunidade, resolvendo problemas de segurança no local”, afirmou.

Segundo o coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, a transferência da 1ª Cia. do 11º BPM/I para o casarão da Praça dos Andradas cumpre a meta 15 do Plano Municipal de Segurança e Cidadania.

A notícia foi bem recebida pelo comerciante Luigi Buongiorno, que há 17 anos mantém um café na rua Senador Fonseca, em frente à Praça dos Andradas. “É uma obra maravilhosa, primeiro porque vai melhorar a aparência do local e outra que a vinda da Polícia Militar vai inibir a criminalidade”, disse.

Reforma
Construído em 1941 para ser o Centro de Saúde de Jundiaí, o casarão da Praça dos Andradas, como é conhecido, já abrigou a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semads) e o Centro de Memória de Jundiaí. Atualmente, o edifício encontra-se no Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC) e está em processo de tombamento pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e aprovado pelo Compac, o projeto de reforma tem por objetivo adaptar o edifício para as necessidades do batalhão, mantendo as características originais. Internamente será feita a reforma dos ambientes, e instalações elétricas e hidráulicas. Serão construídos no pavimento térreo vestiários masculinos e femininos, alojamentos, refeitório, copa e sala para descanso. O pavimento superior será destinado ao expediente diário, bem como sala do subcomando e sala de aula. Na parte externa será feita pintura do prédio, revitalização e paisagismo da praça pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Orçada em aproximadamente R$ 390 mil, a obra é uma contrapartida do EIV da TZH Empreendimentos e Participações Ltda.

O anúncio das obras pelo prefeito foi acompanhado pelo vice-prefeito Durval Orlato; pelo coordenador executivo do GGIM José Carlos Pires; pelos secretários de Cultura, Tércio Marinho; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; de Obras, José Roberto Aprilantti Júnior; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser; chefe de Gabinete, Alan Piccolo; diretor presidente da DAE, Jamil Yatin; comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari; diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; diretor presidente da Iprejun, Eudis Urbano dos Santos; e pelos vereadores Carlos Pereira Neto (Doca) Márcio Pentecostes de Souza e Leandro Palmarini.

Após anúncio, prefeito visitou as instalações internas do casarão

Após anúncio, prefeito visitou as instalações internas do casarão

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/22/prefeito-anuncia-reforma-da-casa-da-praca-dos-andradas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original