Terra Nova inicia debate sobre rota turística

Publicada em 23/06/2015 às 14:28

Como em outros bairros da cidade, a região da Terra Nova está sendo avaliada como potencial rota turística. Um encontro realizado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo mostrou que o bairro rural abriga ainda uma forte identidade cultural e também diversos empreendimentos e potencialidades relacionadas com esse setor da economia, marcado por perspectivas de sustentabilidade.

CONHEÇA O NOVO SITE DO TURISMO

“Estamos trabalhando muito em Jundiaí para fomentar os polos regionais. Não queremos fomentar apenas produtos, mas todos os setores envolvidos, inclusive o senso de comunidade”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Unifrutas promove dia de inovação agrícola
Jundiaí é escolhida para sediar etapa do ‘Sabor de São Paulo’
Troca de prêmios do ‘Sabores de Jundiaí’ começa com grande procura

Encontro reuniu profissionais da Prefeitura e empreendedores do bairro

Encontro reuniu profissionais da Prefeitura e empreendedores do bairro

A Prefeitura de Jundiaí, com a Diretoria de Turismo, já está delineando oficinas técnicas no segundo semestre em parceria com setores como o Museu Histórico, da Secretaria de Cultura. Os primeiros debates sobre essa região apontaram aspectos ambientais e culturais que serão abordados novamente em encontro marcado para o dia 21 de julho, no próprio bairro. As definições acabam sendo feitas de maneira participativa.

Participaram do encontro a diretora de Turismo, Marcela Moro, as técnicas Edileine Leone e Valéria de Oliveira, o operador turístico José Luiz Rizzato (Circuito das Frutas), a coordenadora Ana Lívia Reis (Senac Jundiaí) e os empreendedores locais Sandra Pavan (Clamar), Isabel Harder (Viveiro Terra Nova), Romualdo Paes (Bookafé), e Marcela Pavan (Boutique do Porco).

Há muitas ideias a ser discutidas. O próprio nome do bairro, que de acordo com o José Luiz Rizzato tem a ver com a ocupação posterior da área em relação à estrada colonial para Pirapora, vai ser tema de aprofundamento”, comentou Marcela Moro.

O trabalho faz parte dos esforços de fortalecimento do turismo urbano e principalmente rural em Jundiaí, que incluem a criação do fundo específico, dos estudos sobre cicloturismo e outras medidas em andamento.

Rotas em estudo
A iniciativa das rotas surgiu dos próprios produtores e agentes do setor. Já há estudos também na região dos bairros do Caxambu, Toca e Roseira para a chamada Rota da Uva e do Vinho.

As demais em estudo são a Rota Eco Rural, na região da Serra do Japi; a Rota das Tradições Italianas, na região do Traviú; e uma outra chamada Rota do Café e da Ferrovia, no Centro.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/23/terra-nova-inicia-debate-sobre-rota-turistica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original