Praça dos Andradas recebe oficina colaborativa

Publicada em 07/07/2015 às 19:07

O projeto Urbanismo Caminhável se desloca da Praça Governador Pedro de Toledo e promove na segunda-feira (13), a partir das 14h30, uma oficina de cartografia colaborativa e criativa da memória na Praça dos Andradas, entre as ruas Senador Fonseca, Boaventura Mendes Pereira e Anchieta. O local vai passar por um projeto de revitalização e o exercício de memória pode orientar esse desenho.

A cartografia colaborativa é um método participativo de memórias e propostas

A cartografia colaborativa é um método participativo de memórias e propostas

Com participação aberta a todos os interessados, a oficina vai ser coordenada pelos convidados Gustavo Seraphim e Bernardo Gutiérrez, do projeto Wiki Praça.

A praça dos Andradas, que também integra o antigo largo de mesmo nome, abriga pontos históricos como da antiga Escola Professor Luiz Rosa, que sediou grupos teatrais inesquecíveis, e o prédio de 1941 situado no meio da praça e que já abrigou um posto de puericultura no século 20 e está sendo reformado para receber um posto policial. O entorno da praça também é marcado por cafés, lojas, espaços culturais e até um restaurante vegetariano.

De acordo com os registros, a praça também é parte do desenho mais antigo da cidade no século 17, quando aquele trecho da rua Boaventura Mendes Pereira e outro da rua Siqueira de Moraes eram chamados de “rua das Casinhas”.

As intervenções na praça podem passar tanto por novos equipamentos e jardins como por ações coletivas, como a criação de hortas comunitárias. A oficina vai ouvir sugestões e memórias de moradores e frequentadores, que podem também levar imagens anteriores do local.

Imagem do prédio como centro de saúde no século 20 (acervo Sebo Jundiaí / Maurício Ferreira)

Imagem do prédio como centro de saúde no século 20 (acervo Sebo Jundiaí / Maurício Ferreira)

Semana de mobilização
As atividades do projeto também crescem em intensidade ao longo da semana. Na quarta-feira (15), de volta ao contêiner-oficina no Largo da Matriz, ocorre a partir das 14 horas uma atividade voltada para o público com mais de 60 anos de idade organizada em parceria com a Cidade Vicentina.

Na sexta-feira (17), a partir das 15 horas, também no Largo da Matriz, será realizada uma oficina do projeto Cartografitti, que promove o levantamento de narrativas da comunidade para depois criar imagens sobre elas em paredes ou muros previamente agendados. Antes, às 10 horas, deve ser apresentado o primeiro parklet da cidade.

E no sábado (18), a partir das 10h, ocorre uma nova oficina de Marcenaria Urbana com dicas sobre intervenções concretas que podem ser regulamentadas para melhorar espaços públicos.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Acervo Sebo Jundiaí/ Maurício Ferreira e fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/07/praca-dos-andradas-recebe-oficina-colaborativa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original