Prefeitura em Ação percorre a região central

Publicada em 17/07/2015 às 12:34

Durante toda esta semana, o prefeito Pedro Bigardi percorreu as diversas obras e projetos que estão sendo realizados na região central da cidade, dando continuidade ao programa Prefeitura em Ação. Um dos pontos altos da semana foi a apresentação do projeto do novo Centro das Artes, na noite dessa quinta-feira (16), que reuniu autoridades, artistas e população.

Um espaço exclusivamente voltado às manifestações artísticas com total acessibilidade e respeito ao patrimônio histórico da cidade. Este é o conceito do Novo Centro das Artes.

CONFIRA AS FOTOS DO PREFEITURA EM AÇÃO NA REGIÃO CENTRAL

O momento foi marcado por apresentações do saxofonista Giuliano Neri e das companhias municipais de dança e teatro. O projeto, desenvolvido em parceria com as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Obras e Cultura, contempla novas salas de ensaio, praça coberta, cafeteria, um mini-teatro e reforma completa da Sala Glória Rocha de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

A obra, juntamente com o projeto de Urbanismo Caminhável, recuperação das praças, implantação da base da Guarda Municipal, reforma da Ponte Torta e do Escadão, Casa das Letras, entre outras ações, faz parte do Programa de Revitalização do Centro, meta do Governo Pedro Bigardi.

O projeto prevê um novo local de parada para pessoas que caminham no Centro

O projeto prevê um novo local de parada para pessoas que caminham no Centro

Em fase final de licitação, a obra do Centro das Artes deve ser iniciada em agosto e a previsão de execução é de oito meses. O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância da obra para a classe artística e população. “Este é um dos momentos mais importantes da semana (dentro do Prefeitura em Ação da região central), pois retoma esta obra que tem valor histórico para a cidade.”

Parklet
Nesta sexta-feira (17), o prefeito Pedro Bigardi inaugurou o primeiro parklet de Jundiaí, uma área de estar para pedestres instalada no lugar de duas vagas de automóveis, na rua do Rosário, no Centro. A novidade é uma parte do projeto Urbanismo Caminhável, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente sem custos aos cidadãos por ser uma contrapartida de empresa privada dentro do mecanismo de EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) implementado pela atual administração. A inauguração também faz parte do programa Prefeitura em Ação.

O equipamento público resultou de diversos encontros de moradores e técnicos, que discutiram sugestões de locais para esse primeiro teste de aceitação do “parklet” e também as sugestões de formato, bancos, mesas, floreiras e até um espaço para disponibilização de livros e jornais para as pessoas.

Prefeito visitou as obras de remodelação do PA Central

Prefeito visitou as obras de remodelação do PA Central

Saúde
Na quinta-feira (16) pela manhã, o prefeito visitou as obras no pronto-atendimento (PA) Central 24 horas, que está sendo reformado e vai contar em breve com um novo fluxo de atendimento. A expectativa é reduzir o tempo médio de espera dos pacientes para 2 horas. “Essa é mais uma ação no processo de humanização do atendimento do hospital São Vicente. É uma grande melhoria e vai melhorar muito o atendimento”, destacou o prefeito.

Segundo o superintendente do São Vicente, Francisco Claro, a novidade, que será implementada assim que as reformas forem concluídas, vai dinamizar o atendimento, evitando o vaivém entre os procedimentos e a sala de espera. “A classificação será feita quando o paciente chegar para pegar a senha. E, após a medicação, ele não precisará mais aguardar na sala de espera para passar novamente pelo consultório. O médico fará a reavaliação na sala de medicação”, explicou.

Na recém revitalizada praça do Largo São Bento, Bigardi aproveitou para conversar com os moradores e comerciantes

Na recém revitalizada praça do Largo São Bento, Bigardi aproveitou para conversar com os moradores e comerciantes

Praças
O prefeito também visitou as praças do entorno do Hospital São Vicente, que recentemente foram revitalizadas dentro do Plano de Reabilitação do Centro. São elas a praça Dom Pedro II, conhecida como Largo das Rosas (em frente ao Hospital São Vicente) e a praça do Largo São Bento. A recuperação dessas praças, além da praça Antonio Frederico Ozanan, são parte desse plano, uma das metas de governo.

A Praça das Rosas já está pronta e foi revitalizada de acordo com o conceito de resgate do fluxo da praça. “A ideia é trazer as pessoas para o centro da praça, e não apenas que o local sirva de passagem. Por isso, foram criados diversos espaços com bancos e mesinhas para as pessoas se sentarem”, explicou a secretária Daniela da Camara.

Prefeito em vistoria às obras de reforma da Casa das Letras no Centro

Prefeito em vistoria às obras de reforma da Casa das Letras no Centro

Cultura
O prefeito também vistoriou nesta semana as obras da futura Casa de Letras e Artes, que está em fase final de reforma para ser inaugurada em agosto. Localizado na rua Rangel Pestana, o imóvel alugado pela Prefeitura vai abrigar as academias literárias e associações culturais de Jundiaí.

“É uma demanda de mais de dez anos que está sendo atendida. Os representantes das academias me procuraram pedindo um espaço. Alugamos este imóvel no Centro, totalmente acessível, que está na fase final de reforma e vamos entregar em agosto. Trata-se de um espaço privilegiado, que vai respirar arte e cultura no Centro da cidade, criando uma relação entre as academias literárias e a população”, disse o prefeito durante a vistoria.

Projetos apontam valorização de meio ambiente e plantio de novas árvores nativas

Projetos apontam valorização de meio ambiente e plantio de novas árvores nativas

Na quarta-feira (15), uma visita técnica percorreu uma série de pontos do Centro em uma amostragem do grande número de ações em andamento nessa área de Jundiaí. O percurso incluiu a rua Barão de Jundiaí, o Largo da Matriz, a praça Ruy Barbosa, o Teatro Polytheama, o Escadão, a Ponte Torta e a Vila Argos. “Além de projetos em execução, também tivemos contato com outros projetos em fase de elaboração e todos formam uma parte dos cuidados que temos voltado para a região central”, afirmou o prefeito.

A maioria dos pontos visitados integra o Plano de Reabilitação do Centro, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente em parceria com outras pastas do governo. A secretária Daniela da Camara Sutti afirmou que o plano busca a “escala humana” para o uso e convívio nessa área histórica da cidade.

Com secretários, o prefeito Pedro Bigardi conferiu obras da futura sede da 1ª Cia da Polícia Militar na Praça dos Andradas

Com secretários, o prefeito Pedro Bigardi conferiu obras da futura sede da 1ª Cia da Polícia Militar na Praça dos Andradas

“Com essas visitas do Prefeitura em Ação pudemos ver quantos investimentos foram feitos aqui no Centro. A reforma do Velório Municipal, do PA Central e do Hospital São Vicente, as praças, o Centro das Artes, o novo Escadão, a Ponte Torta, a instalação da base da Guarda Municipal no calçadão, os parklets, o convênio de creche que fizemos com a Casa da Criança. Enfim, é muita coisa que está sendo feita. Ainda tem muito para ser feito, mas esse volume de investimentos já traz melhorias e qualidade para o Centro”, resumiu o prefeito.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/17/prefeitura-em-acao-percorre-a-regiao-central/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original