Centro das Artes alia acessibilidade e preservação

Publicada em 17/07/2015 às 15:49

Atender as demandas da classe artística aliando às questões de acessibilidade e preservação patrimonial foi o principal desafio das equipes da prefeitura responsáveis pela elaboração do projeto de reforma do Novo Centro das Artes, construído juntamente com os conselhos municipais da Pessoa com Deficiência, de Cultura e do Patrimônio Cultural.

LEIA TAMBÉM
2º Encontro de Motociclistas vem com novidades
Centro histórico recebe pacote de obras e projetos

Prefeitura em Ação abre primeiro “parklet” da cidade

A secretária Daniela da Camara Sutti detalhou o projeto ao público

A secretária Daniela da Camara Sutti detalhou o projeto ao público

Na apresentação do projeto, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, informou sobre as mudanças que serão feitas no prédio, que conta com 1300 metros quadrados de área construída e 2 mil metros quadrados de área total. Entre elas, estão a retirada das pastilhas da fachada, recuperando as características originais do prédio.

O saguão vai abrigar uma praça pública coberta, com espaço para manifestações culturais; bilheteria, cafeteria e banheiros adaptados. Atendendo um pedido do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), as treliças serão preservadas. Ainda no saguão, haverá duas novas salas de ensaio, ampliando a oferta de espaços para os artistas, e todas as paredes serão aproveitadas para exposição. Um dos diferenciais do projeto é a implantação de um miniteatro. “O miniteatro é uma demanda antiga dos movimentos culturais para atender espetáculos alternativos e com menor público”, informou Daniela.

No pavimento superior, estarão mais uma sala de ensaio, o foyer, Sala Glória Rocha e banheiros adaptados. Daniela lembrou que a Sala Glória Rocha foi fechada em 2013 pelo Corpo de Bombeiros por não atender as normas de segurança. “O projeto atual atende todas as exigências de segurança, com portas corta-fogo e revestimentos modernos.”

Os camarins também serão remodelados. O palco da sala aumentou mais um metro quadrado e a plateia sofreu um ajuste em razão das exigências de acessibilidade, garantida também pela presença de elevadores, rampas de acesso, piso tátil e banheiros adaptados.

Viviane Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/17/projeto-do-centro-das-artes-alia-acessibilidade-e-preservacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original