Terra Nova também avança para ter rota turística

Publicada em 21/07/2015 às 16:46

Um encontro com moradores e empreendedores do setor do turismo marcou, nesta terça-feira (21), uma nova etapa de construção da nova Rota Turística da Terra Nova, um dos roteiros desse projeto fomentado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo em cinco áreas de estudo no município de Jundiaí.

Os participantes avaliam que esse bairro rural apresenta boas condições para a implantação do projeto, voltado para a criação de uma identidade comum entre os participantes e também na comunidade local.

LEIA TAMBÉM
2º Encontro de Motociclistas vem com novidades
Jundiaí prepara visita de agricultores na Agrifam 2015
Varejão noturno da Agapeama tem mais de 100 interessados

A reunião destacou atrativos ambientais, rurais e culturais, além  das potencialidades e de outros parceiros do próprio bairro

A reunião destacou atrativos ambientais, rurais e culturais, além das potencialidades e de outros parceiros do próprio bairro

A reunião contou com a presença de Romualdo Paes (Bookafé), Verônica Pavan (Clamar), Iara Barreto (Haras Terra Nova), Isabel Hader (Viveiro Terra Nova), Ricardo Silva (Tour Jundiahy), Mauro Gambini (Pesqueiro Gambini), Ana Lívia Reis (Senac Jundiaí), Marcela Pavan (Boutique do Porco), Rosilene de Sena (Doces/Pães), José do Café Rodrigues (Festa Típica), Marcel Lunghi (Monitores da Serra) e outros.

De acordo com o secretário Marcos Brunholi, essas iniciativas fazem parte de um amplo esforço da atual gestão da Prefeitura de Jundiaí para o fortalecimento do segmento de turismo, com foco especial no aspecto rural.

Os dois primeiros circuitos de rotas turísticas são a Rota Turística da Uva ao norte (nos bairros de Caxambu, Toca, Roseira e entorno), que está em fase de aprovação de identidade visual, e essa Rota Turística da Terra Nova ao sul. A diretora de turismo, Marcela Moro, também destaca a articulação em torno da questão da memória dos bairros, com oficinas marcadas para o mês de agosto.

“A identidade não é algo criado em laboratório mas o aproveitamento das características do lugar, das pessoas e da história, inclusive dos produtos encontrados pelo visitante”, explica.

Outras rotas turísticas em estudo para o futuro visam às áreas do Traviú, da Serra do Japi e do Centro Histórico.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/21/terra-nova-tambem-avanca-para-ter-rota-turistica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original