Ponte Torta é finalista de prêmio nacional em Brasília

Publicada em 22/07/2015 às 15:08

O programa de Zeladoria do Patrimônio Histórico, aplicado em Jundiaí no processo de recuperação da Ponte Torta, está representando o Estado de São Paulo na etapa brasileira do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O resultado final será definido nas próximas terça (28) e quarta-feira (29) na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

A etapa nacional conta com 57 ações em duas categorias selecionadas nos estados a partir de 234 projetos habilitados para a disputa do prêmio. O projeto da cidade, que integra o campo do programa, foi aprovado na categoria 1, chamada de iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural, que visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro.

LEIA TAMBÉM
Plano Diretor avança em sua discussão técnica
Prefeitura em Ação abre primeiro ‘parklet’ da cidade
De olhos vendados, estudantes testam ‘sentidos’ no centro histórico
Marcenaria Urbana tem novas oficinas na sexta (24) e no sábado (25)

Pedro, Daniela e Toninho Sarasá: envolvimento da comunidade é essencial para patrimônio

Pedro, Daniela e Toninho Sarasá: envolvimento da comunidade é essencial para patrimônio

“Esse projeto de forma convencional seria apenas uma obra a ser terminada. Mas, quando vimos a importância do envolvimento da comunidade, o processo passou a ser o mais importante”, comentou o prefeito Pedro Bigardi em visita ao local com a secretária Daniela da Camara Sutti e o especialista Toninho Sarasá, que desenvolveu a metodologia.

De forma resumida, a zeladoria do patrimônio deriva do verbo “zelar” e está baseada na atribuição de valor a um bem pela comunidade, passando pelas etapas de entendimento, pertencimento e empoderamento.

O projeto Ações de Zeladoria e Conservação da Ponte Torta foi lançado pela Prefeitura de Jundiaí em setembro de 2014 e promoveu uma ampla mobilização de moradores e técnicos em torno do levantamento do papel desse agora monumento construído entre 1886 e 1888 na história da cidade. “É uma experiência muito importante para a cidade”, define a secretária Daniela da Camara Sutti.

Além de dezenas de depoimentos, o projeto cresceu com palestras e também pelas manifestações espontâneas da comunidade desde peças de artesanato até o bloco carnavalesco que leva seu nome, passando por histórias em quadrinhos que registram as passeatas contra a ameaça de demolição na década de 1980. Também dentro do projeto surgiu a redescoberta pedestre da chamada rua ou avenida Torta, que conecta esse projeto a outro em andamento, o Urbanismo Caminhável.

No momento, o projeto está em fase de construção da praça temática, que vai formar com o monumento e um pequeno mirante a nova paisagem desse patrimônio histórico de Jundiaí.

O prêmio
O programa de Zeladoria do Patrimônio, bastante contemporâneo aos formatos de participação democrática das políticas culturais, é o único representante de sua categoria no Estado de São Paulo (na outra, de promoção do patrimônio, foi indicado o caso de “O Milagre de Santa Luzia e Histórias da Tradição”) para o mais importante prêmio do gênero no país.

O nome do prêmio lembra o criador do próprio órgão federal, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que integrou a equipe do ministro Gustavo Capanema no governo Vargas (1934-1945), ao lado de Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Cândido Portinari, Manuel Bandeira, Villa-Lobos, Lúcio Costa, Cecília Meireles e Afonso Arinos de Melo Franco que entre outras coisas reformou o ensino e criou a universidade pública e também o Instituto Nacional do Livro, além do próprio Iphan.

Visita às obras dentro do Prefeitura em Ação na quarta-feira (15): mudança na paisagem e na memória

Visita às obras dentro do Prefeitura em Ação na quarta-feira (15): mudança na paisagem e na memória

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/22/ponte-torta-e-finalista-de-premio-nacional-de-patrimonio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original