Cooperativa Agrícola conquista classificadora eletrônica

Publicada em 05/08/2015 às 15:28

Com um forte trabalho conjunto de seus 36 associados, a Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias anunciou, em reunião nesta quarta-feira (5), na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, o processo de aquisição de uma inédita máquina eletrônica para classificação e embalagem de frutas. O equipamento tem parte de seu custo subsidiado com recursos estaduais pelo Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Acesso ao Mercado (Microbacias II). As propostas de fornecedores podem ser enviadas até o dia 12 de agosto para cooperativa@nsvfrutas.com.br.

A aquisição da máquina abrange esteira de alimentação automática, mesa de seleção, módulo de escovas, esteira para refugo, duas esteiras em PVC, túnel de calor, polidora, esteira caia cheia, calibrador, monovia e quadro de comando.

LEIA TAMBÉM
Cadastro Ambiental Rural (CAR) avança em Jundiaí

‘Sexta no Centro’ contempla diversidade de gêneros musicais
‘Pesca Econômica’ divulga calendário do mês de agosto

Marcos Brunholi com Steck e a diretora Mariana: notícia renova estímulo ao rural

Marcos Brunholi com Steck e a diretora Mariana: notícia renova estímulo ao rural

“Essa é mais uma conquista do setor rural, que tem seu fortalecimento como uma das metas do governo Pedro Bigardi em sintonia com os esforços dos próprios produtores”, afirmou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Cultura, Marcos Brunholi, citando outras ações em andamento, como o subsídio ao seguro agrícola iniciado pelo setor de uvas.

No caso da nova máquina eletrônica, que vai substituir um equipamento mecânico, o presidente da cooperativa, Orlando Steck detalhou que ela permite programar a seleção de frutas a partir da gramatura (peso) ou organizar a distribuição em caixas de embalagem, entre outras funções.

O ponto mais forte da cooperativa, da região do Traviú, é voltado para o trabalho com o caqui, alvo inclusive de trabalhos desenvolvidos anteriormente em parceria com pesquisas da Escola Técnica Estadual Benedito Storani (Colégio Agrícola).

O caqui tem sido o principal alvo de trabalho da cooperativa

O caqui tem sido o principal alvo de trabalho da cooperativa

O valor da aquisição tem um crédito de 30% do total, com subsídio no restante do investimento. O projeto é parcialmente financiado pelo Banco Mundial, sendo coordenado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Agricultura) e Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (Meio Ambiente) do Estado de São Paulo.

O secretário Marcos Brunholi recebeu o presidente da cooperativa com a diretora de agronegócio, Mariana Heloísa Rodrigues Andretta.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/05/cooperativa-agricola-conquista-classificadora-eletronica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original