CMEJA reúne professores para bate-papo sobre educação popular

Publicada em 06/08/2015 às 12:02

Com o tema “Educação de Adulto e Educação Popular”, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professor Dr. André Franco Montoro (CMEJA), da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (5) o primeiro encontro do “Papo EJA”, projeto de formação continuada voltado aos educadores da escola. Mais de 100 pessoas participaram da atividade. Entre elas, o secretário de Educação, José Renato Polli.

LEIA TAMBÉM
Semana do Bebê: atividades movimentam os bairros
Centro Histórico vira museu ao ar livre para estudantes
Espetáculo gratuito no Polytheama atinge 1,6 mil alunos

Mais de 100 pessoas participaram da atividade

Mais de 100 pessoas participaram da atividade

O evento contou com a presença do professor Carlos Rodrigues Brandão, pós-doutorado na Universidade de Santiago de Compostela, docente em diversas universidades e autor de livros como “O que é educação”, “O que é o método Paulo Freire” e “Pesquisa Participante”; e do professor José Eustáquio Romão, também autor de diversos livros e pesquisas, ex-professor das Universidades da Califórnia, de Lisboa e do Uruguai, ex-secretário municipal de Educação e de Governo de Juiz de Fora (MG), membro do Conselho Nacional de Educação e fundador junto com Paulo Freire do Instituto Paulo Freire.

Os especialistas, além de resgatarem a história do educador Paulo Freire, abordaram a proposta de criação da universidade popular. “Essa também é a oportunidade para tratarmos do fracasso da educação e ouvirmos a opinião dos educadores presentes. Hoje, muitos debitam na conta de Paulo Freire algo que ele não é devedor. O seu legado nunca foi aplicado como política pública de educação. Se isso tivesse ocorrido, nós teríamos acabado com o analfabetismo no Brasil”, destacou Romão.

O encontro foi mediado pelo mestre em educação, Eliane G. de Souza, também convidado.

Importância
Segundo o diretor do CMEJA, José Ronaldo Pereira, essa é a primeira vez que o grupo de professores da Educação de Jovens e Adultos recebe uma formação diferenciada. “Desde 2013, estamos investindo no CMEJA. Criamos 20 núcleos descentralizados, abrimos as portas para os alunos com deficiência, humanizamos o atendimento ao adulto que procura o espaço e reformulamos o pedagógico, o que fez reduzir a evasão. Agora, iniciamos esse projeto de formação especial”, ressaltou.

“Sem dúvidas, é mais uma importante atividade de formação realizada pela Secretaria de Educação, mais uma forma de compartilharmos conhecimento, tendo contato com importantes educadores”, acrescentou o secretário de Educação.

O próximo encontro ocorre no dia 2 de setembro.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/06/cmeja-reune-professores-para-bate-papo-sobre-educacao-popular/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original