Projetos propõem mais vida no Centro Histórico de Jundiaí

Publicada em 10/08/2015 às 17:47

A revitalização do Centro Histórico de Jundiaí foi alvo de três atividades nesse fim de semana que envolveram o resgate de caminhos e referências históricas para pedestres, a visibilidade de zonas de concentração de atividades criativas e o replantio de árvores e plantas como parte do design urbano. Realizadas entre essa sexta-feira (7) e esse sábado (8), foram organizadas por moradores da cidade dentro do projeto Urbanismo Caminhável.

“Esse projeto vem mostrando que é preciso uma retomada dos espaços públicos pela comunidade, e isso pede uma mudança de mentalidade tanto nos setores governamentais quanto na sociedade. Não podemos mais ter uma prioridade exclusiva para veículos. É preciso melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou a secretária Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, na passagem do Dia Mundial do Pedestre, celebrada no sábado (8).

LEIA TAMBÉM
Oficinas reforçam mapeamento histórico-afetivo
Técnicos discutem instrumentos de caminhabilidade
Centro Histórico vira museu ao ar livre para estudantes

As atividades apontaram para uma valorização do Centro desde as crianças

As atividades apontaram para uma valorização do Centro desde as crianças

Ela também lembrou que o projeto é parte do Plano de Reabilitação do Centro, definido pelo prefeito Pedro Bigardi e que envolve inúmeras ações.

O aspecto mais visível dessas experiências do projeto ocorreu na oficina “Cultivando Jundiaí”, realizada por voluntários na tarde de sábado (8), que instalou mudas de árvores e de plantas aromáticas em vasos no calçadão e também em espaços previstos nos bancos criados em uma oficina anterior de Marcenaria Urbana e instalados na rua Barão de Jundiaí em frente ao Solar do Barão, ao antigo Cine Ipiranga e à Casa da Cultura. E, até em um inédito “banchorta”, mistura de banco com prateleiras de horta.

Voluntários e técnicos, incluindo a secretária Daniela da Camara, participaram das ações

Voluntários e técnicos, incluindo a secretária Daniela da Camara, participaram das ações

Em outra frente, na tarde dessa sexta-feira (7), a oficina “Jundiahy Centro Histórico Interfluvial” usou a noção de centro histórico ampliado até as várzeas dos rios Jundiaí, Guapeva e Córrego do Mato para envolver os participantes no levantamento de trechos exclusivos para pedestres como escadarias, calçadões, vielas, passarelas ou passagens sobre os trilhos que não constam em mapas oficiais. A dinâmica usou a imaginação dos espaços até as águas e de áreas de influência surgidas ao longo de 150 anos de elevação à cidade, 360 anos de elevação à vila colonial e 400 anos de estimativa de povoação indicada na bandeira municipal.

Outra oficina conectada foi a chamada “Circuito Cultural Jundiaí”, na manhã de sábado (8). Surgiu a partir de uma iniciativa coletiva que já apontou mais de uma centena de atividades criativas e culturais entre lugares históricos e espaços de design, teatro, música, artes plásticas, artes corporais, moda, gastronomia, arquitetura, paisagismo, ofícios, patrimônio, clubes e outras. E muitas vezes próximos entre si, formando algo como zonas criativas. Um trajeto de caminhada, para observação direta desse processo social foi realizada do Largo da Matriz até a região do Largo do Chafariz e antiga Rua da Palha.

A coordenação das oficinas foi feita pelo sociólogo e jornalista José Arnaldo de Oliveira (“Jundiahy Centro Histórico Interfluvial”), a partir de pesquisas feitas desde 2009 no portal Jundiahy; pelo músico Daniel Motta (“Circuito Cultural Jundiaí”), a partir dos debates feitos no coletivo Territórios Culturais; e pelo estudante de arquitetura Pedro Paulino (“Cultivando Jundiaí”), monitor do contêiner-oficina e do coletivo homônimo recém-criado. A iniciativa contou com a cessão de mudas pelo Viveiro Municipal na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/10/projetos-propoem-mais-vida-no-centro-historico-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original