Estão abertas inscrições para novas turmas de ‘Cidadania e Saúde’

Publicada em 11/08/2015 às 14:53

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Saúde e da Escola de Governo e Gestão, está com inscrições abertas para as novas turmas do curso Rede de Cidadania e Saúde, inédito na cidade. Qualquer pessoa interessada em se atualizar sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) pode participar. O curso é gratuito.

A proposta, além de passar informações sobre diversos temas do SUS, é discutir os problemas e propostas com os profissionais da saúde e com a sociedade. As inscrições podem ser feitas pela internet. As aulas das primeiras turmas já estão em andamento. Até o fim do ano, a meta é formar cerca de mil pessoas.

LEIA TAMBÉM
Governo investe R$ 17 milhões em obras nas escolas
FMJ promove Semana do Corpo Humano em outubro

Aulas são realizadas na Escola de Governo e Gestão

Aulas são realizadas na Escola de Governo e Gestão

Nesta segunda etapa, com aulas em setembro, a novidade são as turmas no horário noturno, das 18h às 22h. Também há opções no horário da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 13h às 17h.

Temas
O curso é dividido em quatro módulos. O primeiro tema é a participação e controle social do Sistema Único de Saúde. Serão abordados assuntos como o histórico, desenvolvimento, princípios e diretrizes, e os papéis e responsabilidades das três esferas de governo no SUS. Além da história, representação e atribuição dos conselhos de saúde.

No módulo 2, o tema será saúde e sociedade, com debate dos problemas de saúde da população negra, idosa, LGBT, mulheres, cigana e em situação de rua e as políticas públicas.

O módulo 3 vai abordar o tema gestão, com debate sobre o pacto pela saúde, redes de atenção à saúde, educação permanente e humanização nos serviços.

No último módulo, o tema será financiamento. Os participantes vão debater sobre planejamento em saúde, acompanhamento do plano municipal de saúde, blocos de financiamento e Lei Complementar 141/2012.

Mais informações pelo telefone 4583-1177.

Niza Souza
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/11/estao-abertas-inscricoes-para-novas-turmas-de-cidadania-e-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original