Curso de primeiros socorros da Cruz Vermelha termina quinta (13)

Publicada em 12/08/2015 às 18:02

Os métodos corretos de agir durante casos de emergência preenchem a carga horária do curso de primeiros socorros ministrado pela Cruz Vermelha a um grupo de 30 pessoas na sede do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), na Vila Militar, em Jundiaí.

A atividade começou nesta quarta-feira (12), prossegue até a tarde desta quinta (13) e conta a participação de integrantes da Defesa Civil, guardas municipais da Divisão Florestal, servidores das secretarias de Esportes e Lazer e de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), além de militares do 12° GAC.

“É mais uma mostra de ação integrada que envolve as forças de segurança, secretarias e órgãos importantes. Todo conhecimento é fundamental, principalmente para equipes que desenvolvem trabalhos que possam exigir o salvamento de vidas”, destaca o assessor municipal Fernando Salvia Mazzei.

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil pede cuidados com a baixa umidade do ar
GGIM discute ações integradas em terminais de ônibus
GM e Defesa Civil ensinam técnicas de combate a incêndio em fazendas

Guardas da Divisão Florestal durante curso de como agir em situações de emergência

Guardas da Divisão Florestal durante curso de como agir em situações de emergência

De acordo com Philipe Sampaio, do Departamento de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha, responsável pelo curso em Jundiaí, a iniciativa começou este ano e 30 cidades do Estado de São Paulo já receberam a capacitação. A meta é levá-la para outros 30 municípios até o final de 2015.

“Estes grupos geralmente são os primeiros a chegar em situações de risco e emergência. Saber prestar os primeiros socorros, mesmo que sejam básicos, trata-se de uma pronta resposta até a achegada de equipes especializadas”, diz Sampaio. “Por isso, cada vez mais somos acionados para ajudar nesta importante capacitação”, conclui.

Militar simula procedimento de ação em caso de parada cardiopulmonar

Militar simula procedimento de ação em caso de parada cardiopulmonar

Na aula desta quarta-feira (12), os participantes aprenderam o procedimento de reanimação cardiopulmonar, como agir em casos de ferimentos hemorrágicos e queimaduras e fazer a avaliação da cena e de vítimas.

A programação para esta quinta-feira (13) prevê a forma de se proceder em casos de emergências clínicas, como convulsão e desmaio, como agir diante acidentes com animais e envenenamento, além de técnicas de transporte. A atividade começa às 8h e prossegue até as 16h, com paralisação de duas horas para almoço. No final do curso, os participantes receberão certificados.

O subinspetor e chefe imediato da Divisão Florestal da Guarda Municipal, Mauro Rodrigues Castro Júnior, participou das aulas e destacou que todo novo GM passa por um curso de primeiros socorros antes de fazer parte da corporação.

“Mas a reciclagem é fundamental. Combatemos incêndios na Serra do Japi, área de muitos animais, entre eles peçonhentos. Por isso é essencial saber agir diante de uma situação em que a população ou seu próprio parceiro precise de ajuda”, destaca Castro.

Militares do 12º GAC participam do curso, embora treinados para agir em qualquer tipo de situação. “Para nós é interessante este tipo de interação e cooperação com o poder público. Tivemos participação nas operações de pacificação dos morros do Alemão, Penha e da Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, além das missões no Haiti. Trocar e presenciar novas experiências que são empregadas para o salvamento de vidas civis sempre é de grande valia para o Exército”, comenta o capitão Elói Everton Gomes.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/12/curso-de-primeiros-socorros-da-cruz-vermelha-termina-nesta-quinta-13/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original