Desfile da Independência define ordem de apresentações

Publicada em 19/08/2015 às 16:25

Representantes de secretarias, órgãos e entidades envolvidas na organização e participação no Desfile Cívico de 7 setembro, promovido pela Prefeitura, definiram na manhã desta quarta-feira (19) detalhes apontados como essenciais para garantir ao evento o rótulo de um dos melhores de todos os tempos.

CONFIRA AS FOTOS DO DESFILE EM 2014

A reunião, no Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, no Centro, apresentou como resultado prático, por exemplo, a ordem de apresentação das forças de segurança, escolas e entidades na Avenida Luiz Latorre, horários e locais de concentração e dispersão ao longo trajeto de aproximadamente 600 metros, além de definir todo o cronograma estrutural que será montado no local.

LEIA TAMBÉM
7 de setembro vai ter barracas de alimentação e artesanato
Educação divulga vencedores do 3º Concurso Semana da Pátria

Reunião no Museu Solar do Barão detalha programação e a estrutura do desfile do dia 7 de setembro

Reunião no Museu Solar do Barão detalha programação e a estrutura do desfile do dia 7 de setembro

“Procuramos atender todas as diretrizes de idealização do prefeito Pedro Bigardi, que reconhece na cultura cívica um atrativo festivo especial para a população. Trata-se de um evento voltado à família, protagonizado por segmentos reconhecidos pela sociedade por sua excelência em serviços prestados em diferentes áreas. Por isso a organização tem que ser detalhista e cuidadosa”, destaca o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

Para o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, a proposta é sacramentar, por meio do desfile, o resgate do sentimento cívico pela comunidade.

“A cada ano conseguimos atrair mais gente e, principalmente, conscientizar a população que a independência foi fundamental não só para a formação territorial, mas para que o Brasil pudesse mostrar ao mundo sua riqueza por meio da miscigenação de povos e cultura”, comenta.

Visita à Avenida Luiz Latorre, local do desfile da Independência

Visita à Avenida Luiz Latorre, local do desfile da Independência

Na reunião foi anunciada oficialmente a presença de 34 participantes no desfile. Soldados do 12° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) abrem as comemorações, logo após o hasteamento da Bandeira Brasileira e a revista da tropa, com a participação do tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa (comandante do 12° GAC) e o prefeito Pedro Bigardi.

Em seguida, virão as forças de segurança, como Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar e Militar Rodoviária, Guarda Municipal e Defesa Civil. Grupos ligados à saúde, os tradicionais clubes de veículos automotivos da cidade, escolas, grupos de escoteiros, representantes da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef), esportistas, Sesi, produtores rurais e, por último, os clubes de motociclistas fecham a apresentação.

A programação marca o início do desfile para as 8h30, logo após a cerimônia oficial de abertura, às 8h do dia 7 de setembro. A previsão é que o evento se encerre em até 3 horas.

No ano passado, de acordo com números da Polícia Militar, 15 mil pessoas acompanharam as comemorações cívicas ao longo da Luiz Latorre, onde pelo menos 3 mil pessoas desfilaram.

Desfile em 2014 reuniu diversidades de grupos na composição do desfile

Desfile em 2014 reuniu diversidades de grupos na composição do desfile

Questões como estacionamento para participantes e público, espaços para a concentração e alinhamento dos veículos oficiais que farão parte do desfile, instalação de palanques, banheiros químicos e tendas para a distribuição de água também foram discutidas no encontro.

“Cada vez mais procuramos aperfeiçoar a organização para o bem-estar do público e de todos os envolvidos. Hoje, Jundiaí é referência no que diz respeito a eventos do porte do Dia da Independência”, ressalta o assessor da GGIM, Thiers Costa Marques Neto.

Uma das novidades do Desfile Cívico de 7 de setembro este ano será a instalação de barracas de alimentação e artesanato de programas criados pela administração Pedro Bigardi.

O público terá a opção de conferir, por exemplo, os serviços dos participantes dos programas Varejão Noturno e Jundiaí Feito à Mão, com dez barracas de gastronomia do primeiro grupo (com pasteis, caldo de cana, milho, salada de frutas, entre outros) e também quatro barracas do segundo grupo, formado por artesãos cadastrados pelo programa.

Confira a programação completa

Confira a programação completa

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/19/desfile-civico-do-dia-da-independencia-define-ordem-de-apresentacoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original