‘Casa das Letras e Artes’ será inaugurada neste sábado (22)

Publicada em 19/08/2015 às 18:27

"Casa das Letras" será espaço de fomento a cultura literária jundiaiense

“Casa das Letras e Artes” será espaço de fomento a cultura literária jundiaiense

O espaço de fomento à literatura em Jundiaí “Casa das Letras e Artes” será inaugurado neste sábado (22), às 10h, pelo prefeito Pedro Bigardi, em companhia do secretário de Cultura, Tércio Marinho. Em 2014 foram iniciadas conversações entre a Secretaria de Cultura e as associações literárias da cidade, que reivindicavam um local para se estabelecerem.

O local alugado na região central, especificamente na rua Rangel Pestana, passou por reformas na infraestrutura para melhor atender seus futuros moradores: Academia Jundiaiense de Letras, Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas, Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, Grêmio Cultural Professor Pedro Fávaro e a Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística.

LEIA TAMBÉM
Contrapartida garante obras viárias da Nove de Julho
Jundiaí transforma Casa Rosa em patrimônio histórico
Por motivo de saúde, Sterblitch cancela show em Jundiaí

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, comemorou a iniciativa. “Toda movimentação se embasou na reivindicação antiga e legítima das academias, que valorizam a produção literária de Jundiaí. O novo espaço amplia as ações de fomento cultural na cidade”, finalizou.

Toda estrutura conta com auditório para 62 pessoas, biblioteca com obras publicadas pelas instituições, local para encontros, reuniões e cursos, sala de arquivo e um ambiente administrativo, além de um espaço para apresentações performáticas.

O diretor de Cultura, Jean Camoleze, ressaltou a importância do novo equipamento cultural da cidade. “A ‘Casa das Letras’ é mais um avanço que, através da política de valorização da cultura local, característica do governo Pedro Bigardi, permitirá maior acesso aos meios de cultura literários”, disse.

A vice-presidente da Academia de Letras Jundiaiense, Ana Geromel, falou sobre a representatividade da ‘Casa das Letras e Artes’ à sua associação. “Para nós é uma conquista muito grande, mesmo! O espaço permitirá uma maior comunicação com o público, e isso nos ajudará a tornar os escritores jundiaienses mais conhecidos.”

Ela ainda agradeceu o empenho do poder público em atender a necessidade espacial das associações literárias. “Quero deixar de forma bem clara meu agradecimento ao apoio de todos que se engajaram em atender nosso pedido”, destacou Ana.

Neyzi Cardoso, representante da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, deixou claro sua empolgação com a nova casa. “A realização desta obra nos deixa muito felizes. Estão de parabéns todos que nos ajudaram. Neste lugar os cidadãos de Jundiaí poderão respirar arte.”

O convite da abertura se estende a toda população. A “Casa das Letras e Artes” fica na rua Rangel Pestana, 456, Centro.

Em julho o Prefeito, Pedro Bigardi, acompanhou a reta final das obras pelo 'Prefeitura em Ação'

Em julho o Prefeito, Pedro Bigardi, acompanhou a reta final das obras pelo ‘Prefeitura em Ação’

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/19/inauguracao-da-casa-das-letras-e-artes-sera-neste-sabado-22/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original