Secretário elogia técnico campeão do Pan de goalball

Publicada em 20/08/2015 às 18:17

Filho do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), implantado pela Prefeitura de Jundiaí, e reconhecido mundialmente pela dedicação e filosofia de trabalho implantado junto à Seleção Brasileira masculina de goalball, o técnico Alessandro Tosim está de volta ao batente em Jundiaí.

E, nesta quarta-feira (20), recebeu os cumprimentos do secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, pelo título conquistado pelo Parapan-Americano de Toronto, no Canadá. A competição terminou este mês.

“Ter em Jundiaí um esportista reconhecido no mundo inteiro como é Alessandro Tosim é um orgulho para todos nós. Trata-se de uma referência não só para os profissionais de todas áreas, mas também para quem pratica e ama o esporte”, elogiou Lopes ao saber de cada detalhe da campanha que resultou na medalha de ouro do Brasil.

LEIA TAMBÉM
Obras no Centro Esportivo da Vila Nambi avançam
Terceira Idade parte rumo aos Jogos Regionais do Idoso

Secretário Cristiano Lopes e diretora do Peama, Denise Neves, com o técnico Alessandro Tosim

Secretário Cristiano Lopes e diretora do Peama, Denise Neves, com o técnico Alessandro Tosim

“Gosto muito do que faço e só tenho que agradecer a Jundiaí, por meio do Peama, que me abriu o caminho para o esporte”, disse o técnico após os elogios de Cristiano Lopes.

Tosim retoma às aulas na piscina do conjunto aquático no entorno do Conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, sem se esquecer da viagem vitoriosa ao Canadá e da preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio, no ano que vem.

“Fizemos uma grande campanha e terminamos invictos. Conseguimos superar os Estados Unidos, uma das potências do goalball, duas vezes, o que comprova que atingimos o patamar máximo da modalidade”, diz.

De forma invicta, a Seleção Brasileira disputou em Toronto sete partidas e venceu todas. A decisão foi contra os Estados Unidos, com vitória por 10 a 4, com desempenho fulminante, assim como ocorreu na terceira rodada da fase classificatória em que o Brasil bateu os norte-americanos por 9 a 2.

Tosim conta ainda que a Seleção Brasileira só não assegurou a artilharia da competição. A defesa foi a menos vazada, com 18 gols, e o ataque fez surpreendentes 71. Leomon, com 28 gols, foi o principal artilheiro, atrás apenas de Patrício, da Argentina.

Para os jogos do Rio, Alessandro Tosim prevê algumas fases de treinamento, inclusive, uma em Jundiaí em outubro deste ano. O Brasil também participa do evento-teste em maio do ano que vem, no Rio de Janeiro, já nos locais das disputadas da modalidade na Paralímpiadas. O evento terá ainda Finlândia, EUA e Lituânia.

Otimista, o técnico jundiaiense de goalball traz em seu currículo como comandante da Seleção Brasileira masculina os títulos de campeão do Pan de Guadalajara, no México, em 2011, a medalha de prata nas Paralimpíadas de Londres, em 2012, e o título mundial em Espoo, na Finlândia, no ano passado.

Ele iniciou o trabalho com a modalidade no Peama em 2001 e montou uma equipe de Jundiaí, que chegou em duas fases finais de campeonatos brasileiros, sem ter nenhum atleta da Seleção Brasileira. “Foi exatamente isso que despertou o interesse da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)”, ressalta.

“É um profissional diferenciado, humilde que começou como estagiário com a gente e hoje leva o nome de Jundiaí e o trabalho desenvolvido pelo Peama para o mundo todo. É um grande orgulho para nós”, comenta a diretora do Peama, Denise Neves.

Ivan Lopes
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/20/secretario-de-esportes-e-lazer-elogia-tecnico-campeao-do-pan-de-goalball/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original