Cobema melhora estrutura e estimula adoção de animais

Publicada em 16/09/2015 às 14:39

O trabalho de melhorias estruturais da Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobema), que busca reforçar a mensagem sobre a posse responsável em Jundiaí, continua com as novas “casinhas” que estão sendo montadas para cães e gatos e também com o estímulo para a adoção consciente de animais disponíveis no serviço ou com as entidades e protetores. E mais um mutirão de castração está sendo organizado para 26 de setembro no vetor oeste.

“É um trabalho contínuo, que precisa ser realizado e não tinha condições”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti.

LEIA TAMBÉM
Plano Diretor abre inscrições prévias para o 2º Fórum
Arte no ‘Escadão’ valoriza paisagem urbana do graffiti
Jundiaí participa com plantio da ‘Hora Verde’ neste domingo (20)

A adoção consciente é um dos mecanismos do serviço

A adoção consciente é um dos mecanismos do serviço

Na quarta-feira (16), a sede da Cobema recebeu a visita do casal Rodrigo e Flávia, além do filho Lorenzo, que buscavam uma companheira de brincadeiras para o cachorro que já possuem e acabaram escolhendo uma fêmea de porte pequeno para acostumar-se ao menino de 4 anos. Mesmo aprovados, ainda haverá uma visita técnica antes de receberem o animal devidamente vacinado, vermifugado, castrado e microchipado.

O técnico Cosmem Santos explicou a eles que a adoção consciente envolve a análise das condições do local para evitar o risco de um futuro abandono.

Em outro lado do serviço, o agente operacional Paulo Ferreira dos Santos atua na montagem gradual de casinhas para cães e gatos. Foram viabilizados 200 kits para novas casinhas ou substituições de antigas.

As visitas para adoção podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h.

Atendimento clínico
Os trabalhos de exames e atendimentos permitidos pelo “vet contêiner” (um espaço móvel adaptado para esses procedimentos) são orientados pelo decreto 25.639, da Prefeitura de Jundiaí, para as entidades de defesa animal que atuem há mais de seis meses no município e tenham reconhecimento de utilidade pública. Também para os indivíduos que desenvolvam atividades de proteção de animais. E finalmente para moradores de baixa renda cadastrados em programas sociais do município (como na Semads e na Fumas).

Nesses casos, o atendimento da unidade de saúde animal é realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 12h. No caso de cirurgias, inclusive em castrações pré-agendadas na fila de espera, a liberação dos animais é feita às 15h30.

O cachorro chamado Inácio aprovou as novas casinhas

O cachorro chamado Inácio aprovou as novas casinhas

Mutirão nos bairros
De acordo com o médico veterinário Jonathann Franca Ribeiro, coordenador do serviço, a data do próximo mutirão descentralizado de castração está definido para sábado (26), no bairro do Novo Horizonte (Varjão). O local das inscrições prévias de moradores e do próprio mutirão serão divulgados nos próximos dias.

O trabalho de fiscalização contra maus tratos a animais, também realizado pela Cobema, indica a necessidade da comunidade se mobilizar na campanha pela posse responsável de animais e contra o crime representado pelos diversos tipos de abandono de cães e gatos.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/16/cobema-melhora-estrutura-e-estimula-adocao-de-animais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original