Alunos se divertem e aprendem sobre segurança no trânsito

Publicada em 18/09/2015 às 18:44

Alunos do 1º ano da Emeb Amanda Santini Polenti, no Parque São Luiz, em Jundiaí, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática noções sobre educação no trânsito difundidas em sala de aula pelos professores. Ao todo, 45 crianças, de 6 e 7 anos, visitaram, na tarde desta sexta-feira (18), a sede da Concessionária Rota das Bandeiras, em Itatiba. A atividade marcou a abertura da Semana Nacional do Trânsito.

Os pequenos jundiaienses tiveram a oportunidade de participar de jogos educativos, visitar a Central de Monitoramento da concessionária, acompanhar a simulação de resgate, assistir a uma peça sobre o tema apresentada por alunos da Apae de Valinhos e ver seus trabalhos e de amiguinhos de outras escolas, desenvolvidos em parceria com o Programa Rota da Educação, expostos pelas salas do prédio. Sobrou tempo até para uma voltinha de ambulância.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí promove ações no Dia Mundial Sem Carro
Antonio Segre ganha novos acessos com mudanças
Ciclofaixa e trecho da 9 de Julho dão espaço a ‘Passeio Canino’ no domingo

Alunos da Emeb Amanda Polenti assistem a simulação de resgate

Alunos da Emeb Amanda Polenti assistem a simulação de resgate

A Emeb Amanda Polenti é uma das quatro escolas de Jundiaí que recebem o programa, que tem como finalidade preparar as crianças desde cedo para a realidade das ruas e rodovias das cidades.

“Elas se tornam ainda se tornam agentes multiplicadores e, em casa, passam a exigir que os pais sigam corretamente as leis de trânsito”, diz Renata Macedo, coordenadora do programa.

Os alunos de duas salas da unidade de ensino, da região do Jundiaí-Mirim, estiveram acompanhados pelos professores e a coordenadora da Divisão de Educação no Trânsito, Vanderli Moda Rocha. “O mais importante é que as crianças aprendem e compartilham todo ensinamento em casa. Elas e os professores se envolvem no processo, o que é muito importante”, diz.

 A pequena Júlia Vitória feliz ao ver seu trabalho exposto na Rota das Bandeiras

A pequena Júlia Vitória feliz ao ver seu trabalho exposto na Rota das Bandeiras

Júlia Vitória de Oliveira Bueno, 7 anos, era uma das mais eufóricas com a visita. Seu trabalho estava exposto em uma das salas das concessionárias. “Eu fiz com a ajuda da minha mamãe, Andressa, e aprendi que não se pode atravessar fora da passarela na estrada, entre muitas outras coisas”, diz.

O Programa Rota da Educação é realizado com alunos do 1º ao 5º ano, com capacitação dos professores com a proposta de orientá-los dentro das mais variadas disciplinas inclusas na grade curricular. Todos os alunos receberam material didático e participam de atividades práticas. O programa abrange 81 escolas de cidades do chamado Corredor Dom Pedro.

A extensa programação da Semana Nacional de Jundiaí, elaborada pela Secretaria de Transportes, tem sua divulgação agendada para este sábado (19), no Maxi Shopping, das 14h às 16h30, e neste domingo (20), das 10h às 13h30, no Parque da Cidade, com a presença do mascote Farolito.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/18/alunos-de-jundiai-se-divertem-e-aprendem-sobre-seguranca-no-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original