GM inicia curso de capacitação para 60 novos guardas municipais

Publicada em 30/09/2015 às 15:17

Mesmo com os índices de violência em frequente queda em Jundiaí, de acordo com números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a Guarda Municipal terá o efetivo reforçado com mais 60 membros (homens e mulheres), no início do ano que vem. Nesta quinta-feira (1), os novos alunos participam da aula-inaugural, na Escola de Governo e Gestão.

Aprovados em concurso público, os aspirantes à vaga também passaram por exames médicos, testes psicológicos e psicotécnicos, além de avaliação social. Este é o segundo grupo de alunos convocados para a capacitação na administração Pedro Bigardi. No ano passado, outros 68 se formaram e já trabalham nas mais diversas divisões da GM.

LEIA TAMBÉM
Integração de segurança derruba números da violência
‘Crack, É Possível Vencer’ faz ação conjunta no bairro São Camilo
GM sobrevoa Serra para monitorar incêndios e crimes ambientais

Defesa pessoal faz parte da grade curricular prática para formação

Defesa pessoal faz parte da grade curricular prática para formação

O curso terá no total 800 horas/aulas, com previsão de 5 meses de duração. Segue à risca a determinação do decreto 24.439 de 24 de junho de 2009. As aulas serão aplicadas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Faculdade Pitágoras.

O subinspetor da Guarda Municipal e responsável pela coordenação e instrução da atividade, Dênis Fernando Berni, conta que a grade atende todas as diretrizes da matriz curricular. “É extensa, tanto na teoria quanto no módulo prático. Contempla os direitos humanos, políticas de segurança municipal, urbanização, procedimentos de rádio, técnicas operacionais, defesa pessoal, legislação, língua portuguesa e noções de cidadania, entre outras disciplinas”, destaca Berni.

Dentro das 800 horas, estão previstas 160 horas de fundamentos, manejo de armamento e tiro defensivo, com extensa carga horária para as armas não-letais. O subinspetor ressalta que o método de treinamento aplicado tem base no Código de Conduta da Organização das Nações Unidas (ONU) para funcionários responsáveis pela aplicação da lei.

“Ao contrário dos treinamentos de Exército, por exemplo, o trabalho preventivo, a preservação da vida e da dignidade humana fazem parte do trabalho de um guarda municipal”, comenta o subinspetor, que tem longa experiência em coordenar e aplicar a instrução em cursos.

Berni ingressou na Guarda Municipal de Jundiaí em 2002 e, mesmo como aluno, ministrou a disciplina “Evolução Urbana da Cidade de Jundiaí”. Depois, foi instrutor em 2008 e em 2010 foi efetivado como coordenador, além de acumular a função de instrutor. Coordenou ainda cursos de preparação para corporações de Campo Limpo Paulista, Salto, Itupeva, Louveira, Cabreúva, Itatiba e Bertioga, no Litoral de São Paulo.

Além dos 60 alunos de Jundiaí, outros 14 irão participar das atividades. Sete são de Campo Limpo Paulista e outros sete de Jarinu, o que comprova o título de referência pela qual a GM de Jundiaí é reconhecida no Estado.

Ivan Lopes
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/30/gm-inicia-curso-de-capacitacao-para-60-novos-guardas-municipais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original