Plano Emergencial de Catástrofes é lançado em reunião do GGIM

Publicada em 07/10/2015 às 17:51

O clima instável justificado pelo fim da estiagem e a aproximação da época de chuva é assunto para o Grupo de Gestão de Riscos (GGR) de Jundiaí e foi o foco principal do 9º Encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na manhã desta quarta-feira (7), na Sala de Situação do 7º andar do Paço Municipal.

A reunião marcou a apresentação do Plano Emergencial de Catástrofes (PEC), instituído por meio do decreto 24.785, em 27 de dezembro de 2013. O documento norteia o trabalho das forças de segurança na gestão de crises emergenciais provocadas pelo clima.

O encontro, que abordou o importante envolvimento de pessoas indicadas por cada secretaria, teve a participação de representantes das principais forças de segurança que atuam em Jundiaí, das secretarias e órgãos municipais, além da Educação do Estado.

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil dá dicas de como se prevenir contra raios

Defesa Civil alerta sobre baixa umidade do ar e raios UV elevados
Defesa Civil de Jundiaí cria Mapa da Chuva com o uso da tecnologia

Grupo se reuniu nesta quarta-feira, no Paço Municipa

Grupo se reuniu nesta quarta-feira, no Paço Municipal

“A cada encontro procuramos aprofundar nos temas que envolvem o Plano de Segurança Pública da administração Pedro Bigardi e encontrar saídas de maneira integrada para atender as reivindicações da sociedade”, disse o coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires. Ele lembrou que o GGIM está atento às variações climáticas e que, por isso, o Plano Emergencial de Catástrofes foi anunciado e colocado em debate.

“Graças ao contra-ataque integrado feito pelas equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, divisão de Trânsito da Secretaria de Transportes, equipe de manutenção da Secretaria da Educação, Fumas e o Corpo de Bombeiros, amenizamos os efeitos destas tempestades”, lembrou Pires.

O coordenador especial do GGIM destacou ainda que, em meio a uma chuva e outra, a estiagem voltou a ser sentida. “Tivemos um incêndio no Morro da Baleia e conseguimos êxito em controlá-lo. Guarda Municipal e bombeiros estão sempre atentos no que se refere a possíveis incidentes que possam colocar a Serra do Japi em risco.”

Toda a estratégia de ação montada pelo Grupo de Gestão de Riscos, e que deu origem ao Plano Emergencial de Catástrofes, foi detalhada passo a passo pelo coordenador da Defesa Civil, o coronel Eduardo Luiz Carbonari. “Trabalhamos para que o PEC cumpra seu principal objetivo, o de minimizar as probabilidades de desastre, principalmente nos períodos chuvosos, que aumentam as chances de transtornos à população”, explicou.

Depois de Carbonari, foi a vez do Corpo de Bombeiros apresentar a metodologia de ação em situações de risco. A palestra, ilustrada com textos explicativos, infográficos e imagens, foi apresentada pelo capitão Eric Wilian Vilas Boas, comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, e pelo tenente Gustavo Gennari, comandante do Posto de Bombeiros de Jundiaí.

Violência
O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, aproveitou para comentar os números divulgados pela Secretaria de Segurança (SSP), que apontam a queda da criminalidade, além do sucesso do esquema de segurança compartilhado entre as principais forças de segurança durante Feira da Amizade. “Foras seis dias de total tranquilidade em que as famílias puderam se unir em horas de diversão e solidariedade”, comentou.

Confira a relação de quem participou do encontro do GGIM

Ivan Lopes
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/07/plano-emergencial-de-catastrofes-e-lancado-em-reuniao-do-ggim/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original