Olimpíada de Redação tem recorde de participantes

Publicada em 17/10/2015 às 21:03

Na plateia, a expectativa tomava conta das mais de 3.400 pessoas que compareceram ao Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), na noite de sexta-feira (16), na festa de premiação da 11ª Olimpíada de Redação, uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot.

CONFIRA AS FOTOS DA PREMIAÇÃO

Na ocasião, foram conhecidos os 60 premiados nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e adulto. Com o tema ‘O mistério da relação homem-natureza: domínio ou submissão’, esta edição contou com 3179 participantes, 20% a mais em relação ao ano anterior.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é ‘muito efetiva’ para Tribunal de Contas
Inscrições para o Centro de Línguas vão até segunda (19)
Cultura e educação são tema de mesa-redonda no Complexo Argos

Cerca de 3400 pessoas compareceram à premiação no Parque da Uva

Cerca de 3400 pessoas compareceram à premiação no Parque da Uva

O prefeito Pedro Bigardi destacou o sucesso da iniciativa. “É um projeto que cresce a cada ano estimulando a leitura e a escrita, principalmente das crianças, que têm a oportunidade de colocarem no papel as questões da vida e os sonhos, resultando em obras belíssimas. Para mim, é uma satisfação compartilhar deste momento tão especial da vida destas pessoas.”

Bigardi fez questão de ressaltar o avanço da educação na cidade. “Jundiaí foi classificada com a quinta maior nota do País no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), esta conquista é um patrimônio e uma vitória da população jundiaiense e resultado dos investimentos feitos, como as reformas e ampliações de escolas municipais, aumento do número de vaga de creches, a distribuição dos kits de uniforme escolar, mas, principalmente, do trabalho dos professores, pois sem eles, nada disso seria possível.”

O vice-prefeito Durval Orlato também frisou a evolução ocorrida no setor nos últimos anos. “A educação na cidade evolui a cada ano comparada a outros municípios e capitais, como mostram várias pesquisas. Isto só se consegue com muito trabalho em equipe, envolvendo gestores, professores e pais de alunos.”

Para o secretário de Educação do município, José Renato Poli, o grande número de participantes na Olimpíada de Redação mostra o crescimento do interesse da população pela leitura e escrita. “É emocionante ver todos os participantes reunidos. O aumento de 20% no número de participantes nesta edição é prova viva que o interesse pela leitura e escrita está crescendo, isto é motivo de orgulho para o governo Pedro Bigardi que está desenvolvendo um grande trabalho na educação.”

Além do prefeito, do vice-prefeito e do secretário de educação, compuseram a mesa de autoridades o vereador José Carlos Ferreira Dias, Rita de Cássia Araújo Faria (coordenadora pedagógica da Diretoria Estadual de Ensino), Leila Casote (diretora de Fomento à Leitura e Literatura) e a professora Mara Lígia Biancardi (escritora e coordenadora da comissão julgadora).

A abertura da festa foi marcada pela apresentação da Escola de Música de Jundiaí (EMJ) e contação de histórias pelas apresentadoras, que empolgaram a plateia, ansiosa pelo anúncio dos vencedores. Acompanhado pelo pai, Vinícius Borges Pohl, de 10 anos, não conteve a emoção ao ouvir seu nome entre os premiados. Com a redação intitulada “Poluição perigosa”, o garoto conquistou o 11º lugar na categoria mirim. “É a primeira vez que participo, não imaginava estar entre os ganhadores. Estou muito feliz”, afirmou.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES

Prefeito entrega premiação aos vencedores da 11ª Olimpíada de Redação

Prefeito entrega premiação aos vencedores da 11ª Olimpíada de Redação

Autora da redação “Metamorfose complexa”, Nathalia Vicentin, de 16 anos, ficou em oitavo lugar na categoria juvenil. “Gosto muito de escrever e foi isso que me levou a participar do concurso pela segunda vez. O tema deste ano me encantou, pois sou uma amante do meio ambiente e fiquei muito feliz em ter ficado entre as 12 melhores.”

Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e terão seus textos publicados em uma coletânea que será entregue no lançamento da próxima edição da Olimpíadas da Redação no ano que vem.

Também marcaram presença no evento o vereador Eliezer Barbosa da Silva, o diretor da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí, Marcelo Lo Monaco, e a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos.

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/17/olimpiada-de-redacao-tem-recorde-de-participantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original